Chatbot Bard dá informações imprecisas e Google perde bilhões em valor de mercado

Por outro lado, subiram as ações da Microsoft, que incorporou uma ferramenta de inteligência artificial ao buscador Bing

A última semana não foi positiva para o Google em termos econômicos. Isso porque na quarta-feira, 8, a empresa perdeu mais de US$ 100 bilhões em valor de mercado após o Bard, o novo chatbot de inteligência artificial da plataforma, ter dado respostas imprecisas em um teste. Por outro lado, a Microsoft anunciou, na terça-feira, 7, a incorporação de uma tecnologia semelhante da OpenAI ao buscador Bing e teve alta nas ações. 

Os papéis da Alphabet, controladora do Google, fecharam em queda de 7,44%. Enquanto isso, as ações da Microsoft dispararam durante o dia, o que fez com que a companhia se aproximasse dos US$ 2 trilhões de valor de mercado pela primeira vez em quase seis meses.

O teste

Em nota, Mandeep Singh, analista de tecnologia da Bloomberg Intelligence, afirmou que a experiência realizada pelo Bard foi "decepcionante". Entre as perguntas feitas ao chat estava uma relacionada às novas descobertas do telescópio espacial James Webb. Uma das respostas deu conta de que a ferramenta foi utilizada para tirar as primeiras fotos de um planeta fora do sistema solar da Terra. No entanto, a Nasa diz que elas foram tiradas por um telescópio diferente.

Frente ao acontecimento, o Google lançou um comunicado em que afirma que a resposta do Bard "destaca a importância de um processo de teste rigoroso". Para tanto, a empresa combinará feedback externo com análises internas para garantir que as respostas do novo chatbot "atendam a um alto padrão de qualidade, segurança e fundamentação em informações do mundo real".

Comentários