Cinco perguntas para Carolina Aguaidas

Jornalista é apresentadora do telejornal do SBT RS, o SBT Rio Grande Extra

1. Quem é você, de onde veio e o que faz?
Eu sou Carolina Aguaidas, jornalista, formada pela PUC e apaixonada pela minha profissão. Foi ainda no colégio que decidi ser jornalista. O sonho de criança começou a se tornar real na universidade quando eu já levava a sério a profissão, enquanto fazia estágio na RadioFam, da Famecos. A paixão pela rádio me levou para o Grupo Bandeirantes, onde fui produtora e repórter entre 2004 e 2006.
Resolvi experimentar outro veículo, passei pelo clicRBS e logo depois retornei à Band, com um convite para fazer rádio e televisão. Ingressei na TV para ser editora e apresentadora da previsão do tempo e, em 2010, fui para o SBT, onde assumi os cargos de repórter e apresentadora do SBT Rio Grande Extra.
2. Qual a principal razão pela escolha de TV, em relação aos demais veículos?
A televisão é um veículo apaixonante. O ditado já diz que "uma imagem vale mais do que mil palavras" e isso é fato. Através das imagens, contamos histórias, chamamos a atenção do público e conseguimos mexer com os sentimentos das pessoas. Fazer TV se torna um "vício" e, hoje, não me imagino fazendo outra coisa.
3. O que toda apresentadora de TV precisa saber?
Acho que um bom apresentador tem que estar sempre próximo do público. Afinal de contas, "entramos" todos os dias na casa das pessoas. Ter uma formação intelectual sólida é requisito básico para ser um profissional de credibilidade. Paciência, espontaneidade e simpatia também são requisitos importantes para desenvolver uma relação de confiança com os telespectadores.
4. Quais os planos para os próximos cinco anos?
Há cinco anos eu estava me formando e, neste período, tive ótimas experiências profissionais. Nos próximos cinco, quero continuar contando boas histórias e ajudando quem precisa. Quero também estar à frente de um telejornal, para falar dos fatos do dia, sem esquecer das boas notícias. E fazer um mestrado, para passar aos futuros jornalistas um pouco da nossa rotina agitada, sempre lembrando que a informação deve ser bem apurada e que a verdade tem que estar em primeiro lugar.
5. O que mais lhe dá prazer na profissão?
É muito gratificante no Jornalismo quando, através do nosso trabalho, podemos ajudar as pessoas. Como somos porta-vozes da população, temos que mostrar o problema, mas o mais gostoso é resolvê-lo.
No ano passado, por exemplo, acompanhamos o drama de um comerciante que tinha um tumor no pulso e não conseguia atendimento pelo SUS. O caso era grave e foi por pouco que a mão dele não foi amputada. Depois da reportagem, ele foi atendido, fez a cirurgia, não perdeu os movimentos e, hoje, está voltando ao trabalho. É muito legal ver que, através do Jornalismo, podemos fazer as pessoas mais felizes.
Imagem

Comentários