Cinco perguntas para Débora Pradella

Jornalista atua como gerente de Produto Digital de GZH

14/01/2021 12:12
Cinco perguntas para Débora Pradella /Divulgação/Arquivo pessoal

1 - Quem é você, de onde vem e o que faz? 

Eu sou a Débora, uma jornalista que adora gestão e estratégia digital. Eu sou natural de São Jerônimo, mas moro em Porto Alegre há mais de 15 anos. Atualmente, sou responsável pelas nossas estratégias e nossos times de conteúdo premium digital, de distribuição de conteúdo, de uso e relacionamento com assinantes e prospects e por auxiliar a transformação digital da nossa redação.

2 - Como é estar à frente de GZH?

São muitas pessoas à frente de GZH, não apenas eu. Temos times, profissionais e líderes incríveis que vão desde a redação até nossas áreas de Produto, UX, Engajamento, Retenção, Aquisição, etc. Então, é um prazer e um aprendizado constante para mim estar ao lado deles neste desafio de fortalecer um negócio digital de jornalismo local. Tenho muito orgulho da nossa trajetória até aqui e muita expectativa do que ainda vamos construir juntos.

3 - Quais são os principais desafios de um cargo de gestão na Comunicação?

A transformação da nossa indústria e do jornalismo no digital obrigou que a gente aproximasse mais a redação dos desafios de negócio ? entendendo melhor o que é consumido, por quais conteúdos os nossos usuários pagam, por que os nossos assinantes não cancelam, etc. Isto representa uma necessidade de mudança de cultura que certamente é o principal desafio da gestão no Jornalismo hoje. Entender como conectar estes dois 'mundos' ? redação e negócio ? sem ferir a ética jornalística, mas garantindo a sustentabilidade do que fazemos, é o grande desafio.  

4 - Como entrou no ramo do digital?

Eu entrei na RBS ainda na faculdade, em 2007, e sempre trabalhei com digital. Comecei como estagiária do site da Rádio Gaúcha, depois virei assistente de conteúdo digital no Esporte. Fiquei na editoria por dez anos e passei por diversas funções ? sempre com foco no digital ? redatora, editora auxiliar até virar gestora do time digital de esporte de ZH. Durante este tempo, participei do planejamento e execução de projetos e coberturas muito importantes (como Copas, Olimpíadas e novos aplicativos) e percebi que minha paixão era gestão, planejamento e estratégia digital. Então direcionei meu aprendizado e minha carreira para estas áreas ? cursei dois MBAs em Gestão estratégica de negócios e Gestão de novas mídias ? assumi como coordenadora de distribuição de GZH, me envolvi cada vez mais em projetos relacionados ao negócio digital até chegar à posição que ocupo agora.

5 - Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?

Tenho muita certeza de que uma vida feliz é aquela que consegue equilibrar trabalho, família e amigos. Por isso, planejo estar cercada das pessoas que eu amo, com novos desafios profissionais e ? assim que a vacina permitir ? com alguns quilômetros a mais rodados após viajar e conhecer novos lugares no mundo.