Cinco perguntas para Fernanda Pandolfi

Jornalista comanda nova websérie da marca Água da Pedra

Fernanda Pandolfi - Ale Pinho

1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?

Eu sou a Fê Pandolfi, em algum momento eu deixei de ser a Fernanda para me tornar a Fê Pandolfi, assim, tudo junto, já é uma marca. Sou de Passo Fundo e cheguei em Porto Alegre com 15 anos. Fiz faculdade na Famecos de Jornalismo e, hoje, eu sou jornalista, acima de tudo, com especialização em Marketing e Digital Influência. Comando a FP, que é uma uma empresa de ideação e mídias sociais para mentoria e consultoria, para as marcas se posicionarem, principalmente, quanto à produção de conteúdo.

2 - Por que escolheu ser jornalista?

Eu escolhi ser jornalista por questões óbvias: gostava muito de ler e escrever. Escrever é a minha grande paixão e eu tenho um projeto que se chama 'Ida e Volta', que é onde eu coloco meus principais textos, principalmente, falando de viagem, insights que tenho dos lugares que passo. Compartilhar é a minha grande paixão, então descobri, por meio das redes sociais, essa potência de poder levar minha mensagem adiante, sem precisar, obrigatoriamente, de um veículo tradicional de comunicação. Então, atualmente, acredito que escrever e compartilhar são as minhas mais grandes paixões, e minha grande missão de levar informação de qualidade, experiência e relevância para as pessoas.

3 -Como é para você participar do projeto SASaq - Serviço de Atendimento ao Seguidor (angustiado na quarentena)'?

Meu trabalho com a 'Água da Pedra' vem há dois anos e é uma marca muito importante. Sou muito grata de estar junto para fazer produção de conteúdo para a marca, porque eles entendem e confiam muito no influenciador, produtor de conteúdo ou no jornalista que contratam. Então, vem de uma evolução nesses dois anos. A gente já fez a 'Trip Água da Pedra', para fomentar o turismo regional, depois a gente falou no início da pandemia, em um quadro de entrevistas bem sério falando sobre essa situação em um quadro, e agora a gente chega nesse formato de serviço de atendimento ao seguidor. Para mim tá sendo muito legal, porque é desafiador. A gente tem dois minutos para levar uma informação concisa, clara e falar com especialista e, ao mesmo tempo, fazer uma brincadeirinha para deixar isso mais leve de alguma forma. Então, tá sendo uma grande realização fazer esse projeto, e uma comprovação de que a gente pode fazer conteúdo para as marcas sem nem mesmo citá-las no texto, e levar a mensagem da marca adiante - que no caso da Água da Pedra é a transparência e informação ao consumidor.

4 - Qual é a importância de se abordar de uma forma leve e bem-humorada alguns conteúdos em tempos de pandemia?
Nós estamos em um momento de muita tensão, preocupação e estresse físico e emocional. Além disso, a gente vive um tsunami de dados, de informação, de fake news e de tudo o que a gente pode imaginar, enquanto o consumo do Instagram aumentou em 70%. Então, o que a gente e os grandes comunicadores, inclusive é o que fala o Nizan Guanaes e o André Carvalhal, que são as referências, é que a gente vai precisar equilibrar e que as pessoas que vão melhor se sair nesse momento são aquelas que conseguirão equilibrar o humor e conteúdo sério. São duas pontas importantes para a gente conseguir levar isso adiante, principalmente, do brasileiro que tem muito da questão do humor. Então, obviamente, precisa ser em uma dose controlada e calculada no ponto exato, principalmente quando envolve uma marca junto. Mas é uma fórmula que dá certo, em um momento em que as pessoas estão precisando também sorrir mais e aliviar mais o coração. Então, receber uma informação relevante, coerente e de uma maneira mais leve faz todo sentido nesse momento.

5 - Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?

Neste momento que a gente está vivendo um momento bem presente, então não consigo nem saber muito bem o que que vai ser em outubro ainda. Mas como imagino: gostaria de estar com meu o livro publicado da 'Volta ao Mundo' (sempre falo isso em todas as entrevistas que dou, que é para martelar bem e ele vir em algum momento). Fazendo mais conteúdo para as marcas importantes, e podendo levar essa missão adiante, de como podemos levar informação de qualidade e relevância, envolvendo marcas, comunicadores e influenciadores. Então, acho que essa é minha missão daqui para frente. 

Comentários