Cinco perguntas para João Vitor Ferreira

Profissional atua no SBT e faz parte da equipe do 'Tá Na Hora Rio Grande', como editor de texto

Desde fevereiro deste ano João Vitor está no SBT-RS - Crédito: Arquivo Pessoal

1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?

Chamo-me João Vitor Ferreira de Araújo, tenho 33 anos e sou natural de Porto Alegre. Sou formado em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), desde 2013. Boa parte da minha trajetória profissional foi no Jornalismo Esportivo, onde atuei por quase oito anos. Passei por rádios em Porto Alegre como Bandeirantes e Guaíba, onde fui produtor e repórter.

No final de 2018 entrei para o Telejornalismo na RBS TV e fiquei cinco anos por lá, onde fui editor de texto e passei pela editoria de Esporte. Depois, fui para o Jornalismo Geral. Durante o período passei pela maioria dos telejornais, mas com destaque para o 'Bom Dia Rio Grande'. Desde fevereiro deste ano estou no SBT-RS e faço parte da equipe do 'Tá Na Hora Rio Grande', como editor de texto.

2 - Por que optou pela Comunicação Social?

Eu sempre gostei muito de assistir TV, ouvir rádio e ler. Acredito que já era um sinal do que se tornou depois profissão. Mas a Comunicação se tornou uma decisão pela vontade de trabalhar com Jornalismo Esportivo. Sempre quis vivenciar o dia a dia dessa área e tinha curiosidade de entender como funcionam os bastidores de futebol. Por isso, a opção pelo Jornalismo e o rádio, uma paixão e um vício, que foi um caminho inicial. A televisão surgiu de forma inesperada, mas, hoje, estou completamente realizado e sinto que também acertei na escolha.

3 - Em fevereiro você passou a reforçar o time da redação do Jornalismo do SBT. Como você avalia esse período?

Um desafio. Essa é a palavra que me motivou entrar para esse time. Fazer parte de uma nova equipe já é um grande desafio, mas a ideia de participar de um novo momento da empresa, com um programa novo é ainda mais motivador. Tem sido um período de muito trabalho, dificuldades, como em qualquer ciclo, mas de muita parceria e acertos também. O 'Tá na Hora Rio Grande' é uma nova atração que está crescendo e tenho certeza que seguirá assim. Estou muito feliz por esse momento e quero continuar ajudando meus colegas e crescendo com a empresa.

4 - Para você, quais são os principais desafios da profissão?

Atualmente, para quem faz Jornalismo e trabalha com Comunicação, o principal desafio é driblar as notícias falsas e todo prejuízo que isso trouxe para o nosso dia a dia. Nossa profissão acabou perdendo muita credibilidade e é preciso tentar retomar isso. Fazer um trabalho sério, focado em informações corretas e claras para o público precisa ser cada vez mais o nosso trabalho. Saber se comunicar também é um desafio, já que hoje lidamos com muitas novidades e um público cada vez mais participativo.

5 - Quais são seus planos para daqui a cinco anos?

Eu gosto de viver o momento. Quero seguir me dedicando e evoluindo o máximo possível na minha carreira. Busco sempre melhorar e meu objetivo é esse. Pensando no futuro, vamos conhecer e aprender mais sobre televisão e seguir dando o meu melhor em tudo que faço.

Comentários