Cinco perguntas para Lucas Uebel

Fotojornalista, que atua no Grêmio, teve um de seus cliques exibido no festival internacional 'One World Together At Home'

Lucas Uebel - Fernando Martinez

1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?

Sou Lucas Uebel, natural de Novo Hamburgo, formado em Jornalismo pela Pucrs e fotojornalista desde 2007.

2 - Por que escolheu ser fotógrafo?

Durante a faculdade nunca fiz estágio em fotojornalismo, mas sempre gostei muito das cadeiras e me dedicava bastante. Depois de formado, passei um ano na Nova Zelândia e foi lá que comprei minha primeira câmera semiprofissional e decidi que, quando retornasse para o Brasil, iria seguir no caminho do fotojornalismo que sempre foi a área que mais me empolgou entre tantas do Jornalismo.

3 - Qual é a sua fotografia favorita e por quê?

Pergunta difícil de responder, escolher uma foto favorita é complicado, pois cada uma tem sua própria história e seus desafios. Mas, para não fugir, acredito que algumas de minhas fotos favoritas foram produzidas durante a 'Paralimpíadas Rio 2016', por tudo que está envolvido em um evento dessa magnitude e pelas histórias de superação dos atletas que, mesmo diante das adversidades, não desistem e se superam em esportes de alto rendimento.

4 - Como foi para você ter sua foto exposta em um evento transmitido internacionalmente?

No horário que o evento foi realizado não consegui acompanhar ao vivo. Foi no outro dia, pela manhã, que vi meu celular com várias mensagens falando que a minha foto tinha sido utilizada no momento da música do Green Day. Fui direto buscar o vídeo e assistir. Quando ouvi a música com as imagens do mundo todo e a minha foto ali, fiquei arrepiado. É muito legal ter o trabalho exposto dessa forma em um evento de tamanha relevância e em um momento de exceção que estamos vivendo. Fiquei muito contente e orgulhoso de ter uma história contada por mim através de imagens atingindo um público tão amplo.

5 - Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?

Esse período que estamos vivendo nos faz pensar muito sobre passado, presente e futuro também. Para os próximos cinco anos, pretendo seguir contando histórias através das minhas imagens e também penso em ampliar meu projeto de compartilhamento do que aprendi até hoje. Já tenho um curso online sobre fotografia de futebol e espero nesse período difundir ainda mais para ajudar quem sonha em trabalhar com fotojornalismo, seja ele esportivo ou em geral.

Comentários