Cinco perguntas para Mateus Bruxel

Repórter fotográfico venceu o Prêmio Adpergs de Jornalismo

1. Quem é você, de onde veio e o que faz?
Sou Mateus Bruxel, 30 anos, natural de Estrela (RS). Sou formado em Jornalismo na Ufrgs e me encontrei com a fotografia na universidade. Atualmente, trabalho como repórter fotográfico no Diário Gaúcho. Já atuei no Jornal do Comércio e no Correio do Povo. Na capital paulista, trabalhei para a Folha de S.Paulo, onde participei de um programa de treinamento em fotojornalismo, promovido pelo jornal. Também integrei um grupo selecionado para um Workshop de Fotojornalismo da Thompson Reuters Foundation. Além disso, colaborei com publicações da Editora Abril e com o portal UOL. Em 2012, tive a honra de ser finalista do Prêmio Esso de Jornalismo.
2. Como foi vencer o Prêmio Adpergs de Jornalismo, em fotografia?
Fico muito agradecido e honrado pelo reconhecimento do Prêmio Adpergs. Inscrevi um ensaio ('Preso por engano: a luta de uma mãe para libertar o filho') com algumas fotos produzidas para uma série de matérias publicadas no Diário Gaúcho, sobre um rapaz detido injustamente no Presídio Central e cuja mãe pediu ajuda ao jornal. A partir da reportagem, com textos da jornalista Letícia Barbieri, houve mais atenção ao caso, inclusive da Defensoria Pública. Ele acabou livre e recebeu um abraço da mãe, que o aguardava do lado de fora da prisão. Foi uma história muito marcante e emocionante de presenciar e documentar. Gratificante no final, mas muito triste pela injustiça cometida contra um trabalhador e pela situação do sistema prisional.
3. O que todo fotógrafo precisa saber?
Além de todo conhecimento técnico, é muito importante estar informado, buscar referências, aprender a se expressar e se comunicar por meio da fotografia, ir além do mero registro. É imprescindível para um repórter fotográfico saber contar histórias utilizando imagens.
4. O que mais lhe dá prazer na profissão?
Me atrai a possibilidade de testemunhar, de presenciar fatos relevantes, ao mesmo tempo em que há o desafio proposto pela fotografia de enquadrar e congelar um determinado momento com a intenção de um discurso. A fotografia para mim é um meio de explorar o mundo, de me relacionar com as pessoas, de compreender e expressar através de imagens.
5. Quais são os planos para os próximos cinco anos?
Buscar aprimoramento profissional para poder continuar a contar histórias através de imagens.
Imagem

Comentários