Cinco perguntas para Rafaela Daros
Jornalista equilibra produção e ancoragem na Rádio Caxias com blog voltado ao público feminino
Quem você é, de onde vem e o que faz?
Sou Rafaela Daros, jornalista, de Caxias do Sul. Atuo na área há mais de 10 anos. Atualmente, sou apresentadora e produtora na Rádio Caxias. Apresento diariamente ao meio-dia o radiojornal mais antigo da Serra Gaúcha, Jornal do Meio-Dia, antes chamado de Jornal Formolo. Também sou mentora de dicção e oratória e mestre de cerimônias.
O que lhe impulsionou a passar a escrever sobre mulheres inspiradoras no blog?
Parece clichê, mas amo escrever e contar histórias. Tenho o blog, em que escrevo sobre aquilo que gosto. Incentivada em contar a história de empreendedorismo de minha irmã, criei o espaço - Mulheres que Inspiram - no blog, para então contar a história dela e de outras mulheres empreendedoras e inspiradoras. Tenho certeza de que juntas somos mais fortes. E contar essas histórias de sucesso, de mudança de carreira, pode incentivar outras que querem fazer o mesmo, passam pela mesma situação, mas às vezes falta um empurrãozinho. Estou recebendo muitas histórias queridas, que conto todas as segundas-feiras.
Como seleciona as histórias e como coleta as informações?
Divulgo sobre o projeto no meu Instagram (@rafa.daros), e de lá vem inbox com sugestões de mulheres empreendedoras e inspiradoras. Umas se divulgam, outras as amigas me apresentam. Leio a sugestão, olho as redes sociais da pessoa (se houver) e se acho que vale contar, entro em contato. É preciso que a história tenha inspiração, conte algo. Para outras fiz o convite, pois acho que são muito inspiradoras para mim, então por qual motivo não contar para as demais? A partir do momento que a empreendedora aceita, eu mando umas 10 perguntas, peço umas fotos e monto o texto.
Além do blog, quais são seus outros projetos?
Quero ampliar ainda mais meu blog. Falar mais sobre o feminino, de outras formas também. Focar ainda mais a comunicação nas minhas redes, para mulheres empreendedoras que querem alavancar os negócios. Destacar a elas a importância de se comunicar, se posicionar bem. Para todas, uma das perguntas que faço é: "qual a importância da comunicação para seu negócio?" Todas respondem ser fundamental, porque somente com a comunicação bem feita é que elas conseguiram chegar aonde chegaram. Além disso, para outubro estou preparando uma mentoria exclusiva para mulheres, com aulas online e ao vivo, onde vou auxiliá-las se posicionarem tanto na fala, como postura e gestos, a fim de contribuir com uma melhora na espontaneidade da comunicação e, consequentemente, alavancar os negócios. As mentoradas que já realizaram o curso comigo afirmam que as técnicas que passo são fundamentais. Quero também fazer mais lives voltadas para o mundo feminino. De 6 a 10 de setembro fiz uma série de lives, onde falei sobre saúde, bem-estar, negócios, foi ótimo e teve excelente retorno delas. Enfim, mais e mais projetos que envolvam mulheres.
Quais seus planos para os próximos cinco anos?
Uau! Confesso que não planejo em longo prazo as coisas. Vou indo aos poucos. Mas desejo muito que estas histórias, contadas nos blog, se tornem um livro. Quero incentivar mais e mais mulheres a serem donas de suas vidas, de seus negócios. Quero mentorar cada vez mais. Contribuir com a minha experiência na comunicação, para que as mulheres não tenham medo de serem donas de suas vozes e vontades. Quero estar feliz, com saúde, cercada de quem amo e continuar comunicando, que é o que mais amo fazer.
Coletiva