Notícias

Cineasta e publicitário Luiz Argimon dirige documentário sobre a Cia Rústica

Longa-metragem retrata o processo de criação dos espetáculos que compõem a montagem ‘Cabarés do Sul do Mundo’

Grupo teatral nascido em 2004 em Porto Alegre, a Cia Rústica será protagonista de um documentário. Com direção do cineasta e publicitário gaúcho Luiz Argimon, o longa-metragem retratará o processo de criação da montagem ‘Cabarés do Sul do Mundo’, formada pelos espetáculos ‘Cabaré da Mulher Braba’ e ‘Cabaré do Amor Rasgado’. 

Com previsão de lançamento para este ano, o filme buscará traduzir em imagens e som a essência das produções, marcadas pela poesia, pelo riso e pela proximidade entre artistas e os espectadores. Para tanto, contará com cenas de bastidores, registros das apresentações e entrevistas com a diretora da trupe, Patrícia Fagundes, e os atores das montagens. “Capturamos imagens desde o primeiro dia de ensaio. Mantive a câmera ligada em diversas fases do processo criativo, muitas vezes até participando e jogando junto com o elenco”, explica o diretor.

Em outros momentos, revela, as filmagens foram realizadas de formas mais “ocultas”, para capturar cenas íntimas e espontâneas. “Também utilizei câmeras diferentes para os ensaios e para as apresentações, com o objetivo de trabalhar com diferentes texturas para atribuir estéticas diferentes a cada fase do projeto”, justifica.

Portanto, Argimon projeta que o público pode esperar um registro genuíno do “fazer teatral do sul do Brasil, com as dores e as delícias que o processo de construção de um espetáculo acarreta”. “Tem tentativa e erro, muito trabalho coletivo, suor e decisões que precisam ser tomadas pro trabalho nascer. Um bando de gente que se reúne pra fazer a coisa acontecer”, pontua.

‘Cabaré da Mulher Braba’

Com música ao vivo, humor, crítica, show e poesia, o espetáculo coloca o clichê da “mulher braba” em pauta, um estereótipo associado à raiva, elemento indesejável na narrativa de suposta “docilidade feminina”. Propõe uma celebração das energias transformadoras das mulheres, em suas diversas possibilidades de ser, em seu amor e sua fúria. 

Selecionado para o Porto Alegre em Cena, ‘Cabaré da Mulher Braba’ voltou aos palcos de Porto Alegre na última semana. A peça está em cartaz em nova temporada na Zona Cultural (Avenida Alberto Bins, 900 — bairro Centro Histórico) com sessões às sextas-feiras e aos sábados, às 20h. A temporada vai até 9 de setembro e os ingressos estão à venda neste link.

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.