Cinema em luto: morre Zita Carvalhosa, fundadora do festival de curtas-metragens 'Kinoforum'
Notícia sobre a morte foi confirmada pelo filho, o também cineasta Francisco Cesar Filho, em seu perfil no Instagram

Faleceu, aos 65 anos, Zita Carvalhosa, fundadora do festival de curtas-metragens 'Kinoforum', produtora e cineasta. A notícia sobre a morte foi confirmada, na manhã desta terça-feira, 22, pelo filho, o também cineasta Francisco Cesar Filho, em seu perfil no Instagram, porém a causa da morte não foi divulgada. O velório será realizado na Cinemateca Brasileira, em São Paulo, nesta quarta-feira, 23, das 10h às 16h.
Zita se formou em Cinema pela Universidade Sorbonne Nouvelle - Paris III, na França. A cineasta fundou, em 1983, a produtora Superfilmes, voltada para projetos independentes. De 1988 a 1995, a profissional foi curadora do Museu da Imagem e do Som (MIS), onde elaborou um programa de divulgação de curtas-metragens.
À frente do MIS, ela desenvolveu uma política voltada à difusão de curtas-metragens, na qual utilizava da Lei do Curta, que obrigava cinemas a exibirem curtas-metragens nacionais antes das sessões de longas estrangeiros. Natural de São Paulo, Zita atuou no fomento de produções independentes e apoiou o ingresso de mulheres no cinema. Em 1990, fundou o festival de curtas-metragens 'Kinoforum'.