Coletiva.TV: 'Fala, Mercado' debate sobre Assessoria de Imprensa do 'zero'

Márcia Christofoli recebe como convidadas Camila Dilélio e Juliana Jeziorny no programa desta semana

13/08/2024 12:00 / Atualizado em 13/08/2024 12:51
Coletiva.TV: 'Fala, Mercado' debate sobre Assessoria de Imprensa do 'zero' /Crédito: Coletiva.tv

Assessoria de Imprensa requer muitas técnicas, planejamento estratégico, entre outras características. Mas, existe um aspecto que é o mais fundamental, o relacionamento, seja com jornalistas de veículos ou com o cliente. Como é a experiência de quem começa uma Assessoria do 'zero' e que almeja ser grande? Para responder essa e outras perguntas, a apresentadora Márcia Christofoli recebe Camila Dilélio, fundadora da Comunica Mais, e Juliana Jeziorny, sócia da Aurora Comunicação Criativa.

A conversa começou com Juliana recordando que iniciou no Jornalismo por gostar de rádio e queria seguir por este caminho, porém no quarto semestre foi estagiar em uma autarquia. Lá ficou quase 10 anos, foi a primeira experiência com a profissão e aprendeu tudo, como assessoria, Comunicação interna e com todos os públicos. ?Virou uma 'cachaça' na minha vida, não queria saber de outro setor que não fosse assessoria de imprensa. Sabe quando você pensa que nasceu para fazer alguma coisa??, disse.

Camila contou que tinha o sonho de ser repórter especial de veículo, e fazer grandes matérias, e que na faculdade era ensinado a trabalhar em veículos e que as aulas de assessoria não eram atrativas, a ponto de não entender muito bem o que era essa área. ?Sempre procurei emprego para ser repórter, mas em Porto Alegre, quando se está no começo, é muito difícil conseguir sem ter algum conhecido de dentro de algum veículo para te ajudar. Então meus estágios acabaram sendo na Assessoria de Imprensa, e foi aí que percebi que podia ser repórter fazendo assessoria?, colocou. 

Juliana contou que, ao sair da autarquia, foi trabalhar em uma agência, que considera uma experiência completamente diferente, pois antes trabalhava com públicos específicos e na Assessoria de Imprensa foi aberto um ?novo mundo?. ?Descobri que posso ser mais descontraída, tinha mais tempo de estudo para cada cliente que atenderia. Hoje, na Aurora, a gente não se limita em atender clientes de um único nicho, temos experiência com diversos segmentos, o que nos permite trazer essa expertise para outros tipos de empresas?, afirmou.

Camila acredita que para ser um bom assessor é preciso ser um bom repórter, pois é necessário entender o funcionamento do veículo antes de enviar uma pauta que não tenha ligação alguma com o espaço disponibilizado. ?Um bom assessor de Imprensa é curioso, pois quando vai fazer uma entrevista ou um planejamento com o cliente, tem muitas coisas que eles querem trabalhar, mas que não é notícia, não é pauta, e o profissional só vai conseguir guiar o trabalho se entender bem o que é o negócio?, explicou.

Confira o episódio completo:

Você também pode assistir aos episódios dos programas 'Construindo Marcas', 'Fala, Mercado', 'Memórias Comunicação' e '(Re)contar', de Coletiva.tv, em BBPlay (on-demand), POA Streaming TV (nas redes sociais), pelo canal Markket (692 da ClaroTV e 611 da Vivo), pela MasperTV (575 da TV aberta pela nova parabólica digital) e pelo canal 168 da Soul TV.