Com expectativa de receber 1,5 milhão de pessoas, Feira do Livro de POA começa hoje

Solenidade de abertura da 68ª edição do evento ocorre às 18h, no teatro Carlos Urbim

Expectativa é de público superior a 2019, última edição realizada sem restrições em razão da pandemia - Diego Lopes/Câmara Rio-Grandense do Livro

Nesta sexta-feira, 28, a partir das 18h, será dada a largada oficial para a 68ª Feira do Livro de Porto Alegre. A solenidade de abertura acontecerá no teatro Carlos Urbim e a expectativa é de que o evento receba 1,5 milhão de visitantes, 200 mil a mais do que a edição de 2019. Além disso, o público poderá acompanhar mais de mil atividades durante quase 20 dias. 

A abertura oficial contará com a presença do patrono, Carlos Nejar, e do presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro, Maximiliano Ledur. "Depois de dois anos com programações remotas ou híbridas, a Feira do Livro volta a ocupar a Praça da Alfândega proporcionando ao leitor a experiência única de poder ter contato com os livros", destaca Ledur.

O público ainda poderá encontrar autores de obras nas 552 sessões de autógrafos que serão realizadas, sendo 497 individuais ou com até quatro escritores. Também estão previstas 55 sessões coletivas - com mais de cinco autores por livro, além dos autógrafos de escolas, que contabilizam 24 conferências. Os números superam os registrados na edição de 2021, que chegou a 320 encontros.

Programação

Na programação para adultos serão 76 atividades com foco em grandes lançamentos do ano, com autores que escrevem sobre temas de interesse da sociedade. Ao todo, serão 60 escritores gaúchos. O evento também contará com 20 autores de outros estados. A área Infantil e Juvenil, que inclui os mediadores de leitura, terá 379 atividades na programação. Serão 67 escritores, sendo 40 de fora do Rio Grande do Sul. 

Ainda haverá espaço para a literatura indígena no evento. O escritor e indigenista brasileiro Daniel Munduruku, a cordelista indígena Auritha Tabajara e o escritor e palestrante Olívio Jekupé farão encontros com alunos do ensino fundamental, no ciclo 'O Autor no Palco'.

Comentários