Comemorações: Grupo Sinos celebra 65 anos de história

Conglomerado midiático atua na Região Metropolitana, Vales do Sinos, Caí e Paranhana, Encosta da Serra, Hortênsias e Litoral Norte

Grupo Sinos tem 65 anos de atividades - Reprodução/Linkedin

Junto à celebração do encerramento do ano, nos últimos dias de 2022, o Grupo Sinos comemorou também os 65 anos desde a sua fundação. Nesse mais de meio século, o grupo de Comunicação atua ininterruptamente na Região Metropolitana, Vales do Sinos, Caí e Paranhana, Encosta da Serra, Hortênsias e Litoral Norte. Além do Jornalismo, a empresa também promove ações junto à comunidade.

A história do conglomerado midiático começa em 20 de dezembro de 1957, quando os irmãos Paulo Sérgio (falecido em 1997) e Mario Gusmão lançaram a primeira edição do Jornal SL (atual VS), em São Leopoldo. Em pouco tempo, a frequência foi ampliada e o impresso passou a cobrir também as notícias de Novo Hamburgo. E assim nasceu o Jornal NH, em 1960.

A partir de então, começou um período de expansão da empresa. Foram criados o Jornal Exclusivo - periódico que há 53 anos cobre os principais polos do setor coureiro-calçadista no Brasil -, a Revista Lançamentos, o Diário de Canoas e o Jornal de Gramado. As operações de rádio e Internet vieram nos anos 1990. Em 2012, o Grupo Sinos adquiriu os jornais Diário de Cachoeirinha e Correio de Gravataí e lançou a Like Magazine, revista mensal voltada ao público feminino.

Trabalho pela comunidade

O fundador Mario Gusmão acredita que o grande destaque do grupo de mídia é ter  o perfil comunitário que guia as atividades da companhia. O empresário lembra que a primeira manchete do então Jornal SL salientava  o problema da falta de uma central automática de telefonia, que atrapalhava a vida do leopoldense naquele período. "De lá para cá, noticiamos e nos envolvemos ativamente em inúmeras ações e campanhas em busca do desenvolvimento regional", ressalta.

Conforme o presidente da Diretoria Executiva do Grupo Sinos, Fernando Gusmão, o jornalismo profissional e com credibilidade e o envolvimento com a população são premissas que norteiam os veículos. "Noticiar o que é relevante para nosso público e estar ao lado das comunidades na busca por desenvolvimento e qualidade de vida sempre serão nosso papel, independente da plataforma de distribuição de conteúdo", afirma. 

Para tanto, o gestor adianta novidades nas plataformas digitais a partir de março deste ano. Em fase final de desenvolvimento, o novo produto começou a ser elaborado há praticamente um ano e tem a mentoria do programa 'Acelerando a Transformação Digital', realizado no Brasil em 2022 pela Meta. Além disso, o conglomerado midiático investe em um novo estúdio para a Rádio ABC 103.3 FM, alinhado às novas tendências do rádio com imagens. Em 2022, a companhia comemorou o crescimento de 18% na audiência digital.

Atualmente, o Grupo Sinos reúne as versões impressa e digital dos jornais diários NH, VS e Diário de Canoas, do semanal Jornal de Gramado. Possui ainda os sites de notícias do Diário de Cachoeirinha e Correio de Gravataí, além do Jornal Exclusivo, revistas Lançamento e Brazilian Code, Like Magazine e Rádio ABC 103.3 FM.

Comentários