Comissão da Câmara dos Deputados realiza audiência sobre Jornalismo
Requerimento de autoria do deputado federal Amaro Neto pretende debater a importância da formação superior para o exercício da profissão
Uma audiência pública será realizada pela Comissão de Comunicação da Câmara dos Deputados para debater 'A importância da formação superior para o exercício do Jornalismo'. O requerimento é de autoria do deputado federal, formado em Jornalismo, Amaro Neto (Republicanos/ES), que atendeu a uma solicitação da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). A sessão ocorrerá em 26 de outubro, às 14h, no Plenário do Anexo II.
O parlamentar já declarou apoio à Proposta de Emenda Constitucional 206/2012, que torna obrigatória a exigência de diploma de curso superior de Jornalismo para o exercício da profissão. "O diploma profissional para atuar no campo jornalístico é considerado fundamental pelos profissionais e estudantes envolvidos nesse processo, visto que ele é o documento que, por excelência, legitima os jornalistas a se inserirem de maneira direta - e com qualidade - nas áreas de atuação", afirma Amaro.
A audiência pública acontecerá no 2º Ocupa Brasília, movimento programado para ocorrer entre 24 e 26 de outubro e que reunirá dirigentes da Fenaj e dos sindicatos de jornalistas filiados. A primeira atividade, realizada em abril, e esta possuem o objetivo de mostrar para o Legislativo a insatisfação dos grupos com a mudança na lei que aconteceu em 2009, realizada pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que acabou com o critério de acesso à profissão no País. "A ideia é cumprir uma agenda de atividades na Câmara dos Deputados e em alguns ministérios, para dialogar sobre a necessidade de aprovação da PEC do Diploma", afirma a presidente da Federação, Samira de Castro.
Amaro Neto pontua ainda que a formação em Jornalismo é, de acordo com sua visão, essencial para a prática profissional, pois, por meio dela se aprendem dinâmicas e conhecimentos fundamentais para uma plena atuação na área. "Questões como o domínio das práticas e o estudo da ética são produzidas, refletidas e articuladas na academia, que objetiva formar profissionais para a prestação de serviços de qualidade à sociedade", destaca.