Conferp inicia nova gestão com gaúcho na presidência

Carlos Müller aposta em transformação, integração e valorização para atuação no próximo triênio do Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas

Carlos Muller assume presidência do Conferp em janeiro de 2022

O Conselho Federal de Profissionais de Relações Públicas (Conferp) realizou eleição para os novos dirigentes do Sistema Conferp/Conrerps, com o intuito de cumprir mandato de janeiro de 2022 a dezembro de 2024. Com chapa única, o gaúcho Carlos Müller foi eleito presidente com  545 votos, do total de 670 votantes. Em uma conversa exclusiva ao Coletiva.net, ele destacou que o maior desafio da categoria é voltar a crescer e, para tanto, pretende trabalhar em três pilares: transformação, integração e valorização.

Müller, que faz parte da gestão atual do Conselho, analisa o cenário dos últimos três anos de forma positiva: "Conseguimos executar em torno de 70% do planejado, mesmo com tantas adversidades e o surgimento da pandemia de Covid-19, que, além de ceifar vidas, mexeu arrasadoramente com a economia mundial". 

É pensando no pós-pandemia que o presidente elenca três desafios para o momento: a retomada das atividades dos profissionais das áreas de eventos e turismo, a recolocação de profissionais que perderam seus postos de trabalho e a afirmação dos profissionais que conquistaram espaço nas organizações durante o período do 'boom' digital, e que agora precisam mostrar resultado e valor para se fixar e crescer no ambiente corporativo. 

O relações-públicas destaca ainda que nunca em outro período da história as marcas e as pessoas públicas estiveram tão expostas nas mídias, fator que desencadeou novas oportunidades de atuação para o profissional da área em auxílio à gestão da imagem e reputação. "Com a explosão digital, muitos RPs  souberam surfar nessa onda, se apropriando de conceitos de inbound marketing e marketing de conteúdo, trazendo a sensibilidade, a estratégia e humanização das relações públicas nessas aplicações."

Projetos para 2022  

Conforme Müller, um projeto está em andamento. Pela primeira vez, o Conselho Federal contará com um sistema de gestão integrado, com uma base de dados única e padronizada. A digitalização, que está em sua penúltima fase, fará um mapeamento dos profissionais registrados e facilitará a atuação também dos Conselhos Regionais. 

Segundo o relações-públicas, cada região do Brasil possui suas próprias dificuldades e limitações de campo, porém mais do que olhar para as diferenças, ele e os 13 conselheiros eleitos pela chapa, optaram por se concentrar nos valores que os unem. "Fortalecendo o nosso sistema de dentro para fora, desde a gestão aos nossos processos, pretendemos dar melhores condições para que os nossos Conselhos Regionais atuem com mais solidez e saúde financeira, para realizar mais ações de valorização e relacionamento com o mercado." O presidente destaca ainda a importância do papel dos conselheiros do Conferp, que atuam de forma voluntária e sem remuneração.

A volta de encontros presenciais no setor também anima Muller, que tem planos para o lançamento de uma premiação nacional de reconhecimento às boas práticas profissionais da categoria.  

Carlos Müller é graduado em Comunicação Social e Relações Públicas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Profissional com 14 anos de experiência em Comunicação, Branding e Marketing Digital, tendo realizado trabalhos em empresas do ramo industrial, varejista, de serviços e tecnologia. Atualmente, é coordenador de Marketing na NTC Company, à frente de ações para as seis marcas de produtos da empresa. 



Comentários