Curta gaúcho 'Tormenta' terá estreia internacional na República Tcheca

Produção de Emiliano Cunha e Vado Vergara será exibida em 28 de outubro no 25º Jihlava International Documentary Film Festival

Imagem do curta gaúcho Tormenta que estreia dia 28 na República Tcheca - Crédito: Arquivo Pocilga Filmes

Gravado e produzido em Porto Alegre, o curta-metragem 'Tormenta', de Emiliano Cunha e Vado Vergara, terá estreia internacional na República Tcheca, no 25º Jihlava International Documentary Film Festival, na próxima quinta-feira,  28. De acordo com os produtores, este é considerado o maior festival de documentário criativo da Europa Central e Oriental. O filme gaúcho será apresentado em mostra competitiva dedicada à experimentação. 

A produção fala de Maria Flor, filha do diretor Emiliano Cunha, e de outras flores também. O filme reelabora memórias registradas por dispositivos móveis e narra sensorialmente uma fábula que conta a história de uma geração de crianças que nasce em meio a um período turbulento no Brasil. "Nas texturas das imagens em baixa definição, buscamos a necessidade do estar perto, do deixar-se sentir. 'Tormenta' é uma carta póstuma de um pai vivo para uma filha, um diálogo com um amanhã ainda a florescer", resume Vergara. 

Segundo os cineastas, o curta abraça o processo como forma de escrita audiovisual, como estética. "Era fundamental que os sons e imagens nos encontrassem. Para isso, era preciso fixar o olhar no próprio caminhar, de forma que o horizonte se desenhasse no gesto da criação", finaliza Cunha.  

'Tormenta' teve sua primeira exibição no Festival de Cinema de Gramado deste ano. Para conferir o clipe e a ficha técnica do curta, acesse este link

Comentários