O curta-metragem gaúcho ‘Tragédia’, de Bernardo Zanotta, participará da ‘Semana da Crítica’ de Berlim, Alemanha. A produção será exibida em 17 de fevereiro. A obra teve sua primeira exibição mundial no início do mês, no ‘Festival de Cinema de Roterdã, na Holanda. Coproduzido entre Brasil, Honda e França, o filme traz no elenco Laís Freitas e Julio Zanotta (já falecido).
Bernardo contou que, em uma visita ao Brasil em 2021, encontrou uma coleção de vídeos caseiros de sua infância. De acordo com o diretor, a decisão de trabalhar com o material filmado em 2009 foi impulsionado pelo recente diagnóstico de câncer do pai. “De muitas formas, esse filme se tornou um passo inicial no processo de lidar com essa perda iminente. Talvez, ao matá-lo na ficção, pudesse encontrar uma maneira de mantê-lo vivo”, disse.
Sinopse
Quando o adolescente Bernardo ganha uma câmera de vídeo de presente de seu pai, ele inicia uma jornada em que as linhas entre a realidade e a ficção se misturam. Ao descobrir a traição de seu pai contra sua madrasta, Bernardo e ela, inspirados pelas tragédias gregas, elaboram um plano de vingança, registrado em cada passo em vídeo.

