Notícias

Daniel Herz empresta nome a praça em Porto Alegre

Falecido em 2006, jornalista foi reconhecido por seu trabalho pela democratização da Comunicação

A praça número 3140 – localizada na Rua Paulo Renato Ketzer de Souza com José Miguel da Conceição, no bairro Rubem Berta – passou a chamar-se Jornalista Daniel Koslowsky Herz. Iniciativa do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SindJors) para saudar seu ex-diretor, falecido em 2006, a proposta foi acolhida pelo vereador Adeli Sell e formalizada em cerimônia no local, ocorrida neste sábado, 20. Para a concretização da proposta, uma petição pública foi lançada na internet, e contou com adesão de nomes como Santiago, Edelberto Behs, Juarez Fonseca, Ayrton Kanitz, Adroaldo Bauer Corrêa, Flávio Porcello e Ayrton Centeno, entre centenas de pessoas.

Participaram da cerimônia diretores do sindicato, autoridades, amigos e familiares, além dos três filhos do homenageado – Fernando, Guilherme e Ada. “No momento em que o Brasil retoma o Conselho de Comunicação no Congresso Nacional, vemos a importância que se dá à memória do Daniel, reconhecendo o trabalho que teve pela democratização da Comunicação”, relatou José Nunes, presidente do SindJors. Celia Stadnik, viúva do jornalista, se disse feliz por ver reconhecido o trabalho do ex-companheiro . “Achei bonito, diferenciado, lembrando o papel que ele teve na Comunicação”, comentou.

Nascido em 29 de dezembro de 1954, em Porto Alegre, Daniel Herz foi um dos fundadores do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação e é até hoje referência para os movimentos por uma comunicação mais democrática. Em 1992, tornou-se diretor do Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado do Rio Grande do Sul e, no mesmo ano, passou a atuar como diretor da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). Também foi um dos idealizadores do Conselho de Comunicação Social do Congresso Nacional, do qual fez parte.

Nas discussões sobre a democratização da comunicação, nos anos 1970, Daniel trabalhou pela ampliação e qualificação do debate, mostrando que a comunicação ia além da técnica ou do domínio de uma ferramenta. Daniel faleceu em Porto Alegre, em 30 de maio de 2006, por complicações do mieloma múltiplo.

Imagem

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.