Débora Tessler anuncia saída da Assessoria de Imprensa após 19 anos de atuação

Nas redes sociais, ela afirma ser um encerramento de um ciclo em sua vida profissional e vai buscar novos projetos

04/01/2024 15:00
Débora Tessler anuncia saída da Assessoria de Imprensa após 19 anos de atuação /Crédito: Arquivo Pessoal

Após 19 anos atuando no mercado de trabalho de Assessoria de Imprensa à frente da Débora Tessler Comunicação Estratégica, a publicitária Débora Barth Tessler anunciou, em suas redes sociais, que está de saída deste setor, encerrando um ciclo em sua vida profissional e vai buscar novos projetos. Em conversa com a equipe de Coletiva.net, avaliou o período como uma trajetória maravilhosa. 

A gestora contou que, ao olhar para trás, vê como ela e sua empresa se transformaram junto com a mudança do mercado da Comunicação. A comunicadora lembrou que nesse período a agência teve a oportunidade de trabalhar com grandes marcas nacionais e internacionais e atuar em praticamente todos os segmentos, como moda, beleza, comportamento, gastronomia, hotelaria, finanças, empreendedorismo, cultura e entretenimento - incluindo grandes shows, festas, casas noturnas, peças teatrais, lançamento de livros - indústria de bebidas e cosméticos e shopping centers. ?Tivemos clientes até do segmento funerário, com o qual realizamos divulgações e criamos ativações e projetos muito profundos e incríveis?, recordou. 

Débora afirmou que fez parte do braço de Marketing de grandes empresas, colaborando na criação de ações estratégicas e com campanhas de lançamento de produtos. E que muito da atuação de sua empresa sempre foi bem além do trabalho de Assessoria de Imprensa. ?Vimos a Comunicação se digitalizar cada vez mais e, de forma veloz, os canais de divulgação se transformarem com o surgimento dos blogs, plataformas digitais e redes sociais, influenciadores e criadores de conteúdo?, colocou.

A comunicadora contou que atravessar a pandemia foi o momento no qual percebeu que era a hora da agência se posicionar como um sistema vivo de Comunicação e entendeu que as ferramentas que estavam utilizando até março de 2020 não os levariam de forma leve, flexível e fluida até o final daquele período. Para ela, foram quase 20 anos de aprendizados, realizações e resultados, sempre pensando nas pessoas e valorizando-as. ?Acredito que as marcas são pessoas. Os modismos passam, o algoritmo muda, novas plataformas surgem, a Inteligência Artificial ocupa seu lugar, mas as pessoas são únicas e gosto de entendê-las, escutá-las e estar conectada com elas?, explicou. Débora afirmou que percebeu que sua empresa sempre foi o reflexo de quem ela é, da sua energia e dos seus valores. ?Sou grata por tudo o que vivi e agradeço às pessoas que me acompanharam nessa jornada?, complementou.

Motivos da mudança

Segundo Débora, o que a motivou a fazer essa transição na carreira foram diversos fatores combinados. A assessora contou que a maternidade a empurrou para a transformação e se permitiu abraçar a mudança. A empresária está morando no Rio de Janeiro desde 2015 e viajando muito a trabalho. ?Desde o nascimento da Stella, passei a me questionar como seria o meu futuro, pois atualmente ela me acompanha em tudo?, explicou. Para a gestora, é maravilhoso poder ir e vir com a filha, mas sabe que a rotina que está criando para Stella pode ser ruim para a criança.

Débora relatou que percebeu que tinha a vontade de ?desacelerar? um pouco, algo que, até então, nunca tinha feito, nem mesmo durante o período da licença-maternidade. ?Me organizei para dar uma paradinha, mas por diversos motivos não 'rolou'. Estava na ativa, fazendo reuniões, envolvida com eventos e ativações. Além disso, tenho o privilégio de estar perto da minha filha e acompanhar seu desenvolvimento.?

Outro fator foi que a profissional também percebeu que está no Rio de Janeiro vivendo a agenda de Porto Alegre. Segundo ela, o mercado gaúcho sempre foi onde teve seu maior reconhecimento e clientes. ?Com todo esse contexto e muito autoconhecimento, percebi e senti que havia chegado a hora de dar esse passo e encerrar minha atuação no mercado de assessoria?, explicou. ?Apesar de ter uma equipe incrível e que me representava nos eventos, sempre soube da importância de estar fisicamente fazendo e fortalecendo relacionamento?, complementou.

Para ela, os fechamentos são importantes para que possam ser abertos novos capítulos. Débora contou que quando conseguiu conectar o pensamento racional à emoção que sentia, ficou mais claro qual o caminho que precisava seguir. ?Estou feliz e tranquila com a minha decisão. Fiquei meses articulando a mudança nos bastidores até que pude soltar a notícia com meu vídeo publicado no Instagram no final de dezembro?.

Projetos Futuros

No momento, Débora está envolvida com a transição dos clientes fixos e a entrega de um último evento, o Paleta Atlântida - que ocorrerá em 27 de janeiro, na beira da praia, em Atlântida. A assessora conta que há dois anos agencia o poeta e escritor Fabrício Carpinejar, um convite que surgiu dele. Ambos já se conheciam e fizeram trabalhos juntos durante a pandemia. ?Vem sendo uma experiência maravilhosa. Temos uma troca bem genuína e próspera. É maravilhoso representar e produzir um dos pensadores mais expressivos do nosso país. Além disso, aprendo muito e a percepção de estar aprendendo é incrível?, afirmou.

De acordo com Débora, seus próximos passos serão dentro do mercado de agenciamento, e que em março trará novidades. Ainda conforme ela, está surgindo uma oportunidade de participar de forma pontual do planejamento estratégico de clientes com os quais criou um vínculo ?muito especial, de confiança e de resultados?. ?Estou aberta para avaliar possibilidades. E no Rio de Janeiro, cidade onde moro atualmente com meu marido e filha, posso adiantar que estou olhando o mercado e analisando possibilidades para empreender?, finalizou.