Defesa da gestão pública da Cinemateca Capitólio é tema de ato

Evento é promovido pela AAMICA acontece no sábado

Ato defende a gestão pública da Cinemateca Capitólio - Cinemateca Capitólio/Divulgação

A Associação dos Amigos do Cinema Capitólio (AAMICA) promove, no sábado, 8, a partir das 16h, na Praça Daltro Filho (Avenida Borges de Medeiros, 1120), um ato com o intuito de defender a gestão pública do espaço. Diversas atrações, artistas e membros da comunidade cinematográfica do Rio Grande do Sul comporão a reivindicação. Um abraço coletivo no prédio, que está previsto para o final do evento, e a divulgação de duas cartas abertas, assinadas por personalidades da produção gaúcha, também estão na programação.

Luiz Antonio Grassi, presidente da AAMICA, questiona, em nota, os motivos para que os cuidados da cinemateca passem a ser terceirizados. "Temos uma equipe com condições de programar, atuar e garantir a conservação e recuperação do acervo que guarda centenas de filmes, por que entregar para outros?", escreve.

Ele ressalta que o aumento de repasses previstos pela contratualização poderia ser utilizado pela equipe que já faz a gestão da cinemateca e que o espaço tem um dos melhores índices nacionais de frequência de sala, além de um programa educativo voltado para crianças e adolescentes. Conforme ele, não se trata apenas da defesa de um local onde as pessoas vão para ver filmes, mas sim a defesa de um centro de convivência, preservação e desenvolvimento da cultura cinematográfica. "E que isso significa também uma posição a favor de uma política pública que valorize e promova a nossa cultura", conclui.

O ato conta com o apoio de Associação de Críticos de Cinema do RS (ACCIRS), Associação Profissional de Técnicos Cinematográficos do RS (APTC-RS) e Sindicato da Indústria Audiovisual do RS (SIAV).

Comentários