Notícias

Depois de deixar o Grupo RBS, Marcel Hartmann assume cargo na ONU

Baseado no Canadá, jornalista passa a integrar escritório da organização para o combate da AIDS

Depois de mais de seis anos atuando como repórter para a rádio Gaúcha e para a Zero Hora, o jornalista Marcel Hartmann deixou o Grupo RBS para assumir um cargo na Organização das Nações Unidas (ONU). Baseado no Canadá, ele passou a integrar o Unaids, escritório que propõe soluções para o combate da AIDS. Em contato com a reportagem de Coletiva.net, o profissional contou sobre o novo momento.

A oportunidade de integrar a Organização surgiu após se candidatar para a vaga em questão, motivado pelo desejo de seguir uma carreira internacional. A vontade surgiu enquanto morava no Canadá, no primeiro semestre deste ano, para realizar um mestrado-sanduíche na Université Laval, no Quebec, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs). “Depois do fim dos estudos, morei um mês em Montreal e me apaixonei pela cidade, senti que deveria largar tudo e ir para lá. Aí me apliquei para um segundo mestrado-sanduíche, desta vez na Universidade do Quebec, em Montreal”, explicou. 

Com o visto em mãos e o aceite da instituição de ensino, Marcel descobriu, a partir de um amigo, o trabalho anunciado no site da Unaids. “Havia uma chamada para o programa anual de estágio remunerado em Genebra. Como curso mestrado em Comunicação na Ufrgs e estudaria em Montreal, candidatei-me. A vaga, felizmente, permite trabalho remoto. Ou seja, a vida se arranjou de um jeito muito bonito”, celebrou.

A nova função, no entanto, é fora da reportagem, embora o jornalista garanta que para desempenhar o ofício utilizará muito a experiência adquirida como repórter. “Vou produzir relatórios de análise política, econômica, cultural, histórica e de saúde pública sobre os países onde o Unaids está presente para consumo interno da organização”, esclareceu. Para isso, ele precisará usar as habilidades que tem na apuração de dados e informações, além de fazer entrevistas com integrantes da ONU e elaborar estratégias de Comunicação para promover uma plataforma de cursos do escritório.

Despedida

Sem deixar de olhar para trás, Marcel avaliou o período que passou no Grupo RBS como “simplesmente maravilhoso”. Foi na empresa que o profissional cresceu, desenvolveu-se e fez um “Jornalismo no qual acredito”. “Comecei como repórter de Geral e Política e depois migrei para as áreas de Saúde, Ciência, Educação, Direitos Humanos e Meio Ambiente. Cobri a pandemia, combati desinformação, fiscalizei governos e produzi dezenas de reportagens especiais”, relembrou.

Foi ainda na empresa que pôde se especializar para o trabalho com dados, além de ter participado de cursos para aprender a utilizar ferramentas de análise de estatísticas. Também teve a oportunidade de se especializar em Comunicação Científica, de onde tirou a “expertise para entrar no Unaids”. “Saio do Grupo RBS com uma gratidão imensa, um senso de realização e feliz pelos amigos que fiz no caminho”, pontuou.

Marcel tinha em mente que apenas sairia de Porto Alegre, cidade que ama, e do Grupo RBS, se fosse para viver no exterior. Assim, ele deixou a Capital com um sentimento de gratidão por tudo que passou. Agora, as expectativas com o momento “são as melhores”. “Tenho novas exigências e sou demandado em novas competências. É a primeira vez em um trabalho trilíngue – com demandas em espanhol, francês e inglês – e tenho muito claro para mim o papel e a responsabilidade do Unaids. Vou baixar a cabeça, estudar e trabalhar para conquistar o meu lugar”, declarou. 

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.