Deputado Leonel Radde registra B.O. contra José Silvas por racismo

Jornalista, ao criticar a chegada de médicos cubanos ao Brasil, disse que os profissionais viriam em "navios negreiros"

José Silvas é apresentador do 'Atividade', na RDC TV - Crédito: Reprodução/YouTube

Durante a edição desta quinta-feira, 16, do programa 'Atividade', veiculado pela RDC TV, o apresentador José Silvas, ao criticar a chegada de médicos cubanos ao Brasil, disse que eles viriam em "navios negreiros". A fala motivou o deputado estadual Leonel Radde (PT) a registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.) por racismo contra o jornalista.

"Confere o CRM, veja se seu médico está inscrito, para saber se ele está habilitado. Daqui a pouco chega o navio negreiro com os cubanos, que aquilo ali, ninguém é médico, é tudo fake", disse. Ainda no mesmo comentário, ele opina "você cai na mão desses 'Mais Médicos', dessa turma que precisa mandar dinheiro para Cuba. Quando acaba o contratinho, eles vão trabalhar de balconista, vender bugiganga na rua".

Na bancada do programa, ainda estavam a médica Mônica Berk, coordenadora do Núcleo de Exercício Ilegal da Medicina do Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers) e o advogado Cláudio Candiota. Ainda estava a também advogada, especialista em Lei do Trânsito, Rochane Ponzi. 

Após a fala de Silvas, Cláudio diz que "aqueles que podem, não voltam", se referindo a cidadãos cubanos que prefeririam morar fora de seu país natal, quando têm a oportunidade. "É tão bom, que não querem voltar, não querem ficar lá, sob pretexto nenhum", completa o âncora. Mônica complementa ainda dizendo que "eles são obrigados a voltar (para Cuba)".

Boletim de Ocorrência

O trecho com a fala foi compartilhado por Leonel nas redes sociais, com o anúncio de que um boletim de ocorrência foi lavrado contra Silvas por racismo. "Sejamos intolerantes com os intolerantes. Racistas, não passarão", escreve o legislador. Confira abaixo a publicação do político no Twitter:

Manifestação

Em resposta à reportagem de Coletiva.net, a assessoria da RDC TV informou que a emissora não foi informada oficialmente do registro do Boletim de Ocorrência e ficou sabendo do fato pelas redes sociais. A nota encaminhada ainda ressalta que o 'Atividade' é uma atração independente e possui autonomia pelo conteúdo que veicula. Contudo, a empresa salienta que "não compactua com nenhuma atitude racista, homofóbica, machista ou preconceituosa".

Leia a nota na íntegra:

A RDC TV tomou conhecimento dos fatos por meio das redes sociais. O programa 'Atividade', ancorado pelo apresentador José Silvas é independente, de modo que o programa possui autonomia sobre o conteúdo veiculado. A RDC TV não compactua com nenhuma atitude racista, homofóbica, machista ou preconceituosa.

Confira a fala completa de José Silvas:

Comentários