Desafio Literário acontece durante 64ª Feira do Livro em Porto Alegre

Concurso busca estimular e valorizar produção de obras no Rio Grande do Sul

Reprodução

Estão abertas as inscrições para o 'Desafio Literário', que será realizado na 64ª Feira do Livro de Porto Alegre, entre 8 e 12 de novembro, sempre às 19h, na Biblioteca Pública do Rio Grande do Sul (Riachuelo, 1190). O objetivo do concurso é estimular e valorizar a produção literária no Estado e a Comissão Julgadora será composta por três membros, um da Academia Rio-grandense de Letras, outro da Associação Gaúcha de Escritores (Ages) e outro da Associação Lígia Averbuck.   

Em cada uma das fases da disputa, os concorrentes deverão produzir um texto literário a ser entregue, sempre, até às 20h30. Serão cinco gênero diferentes, um a cada dia: Miniconto, Poetrix, Poema Livre, Crônica e Conto, respectivamente. Os temas a serem abordados serão sorteados momentos antes do início de cada etapa, a partir de uma lista proposta a critério do júri. As turmas devem conter no mínimo 10 e, no máximo, 45 pessoas.  

A premiação final ocorrerá em 13 de novembro, às 18h, no Auditório do Margs (Praça da Alfândega), no centro da Capital. Na ocasião, haverá um sarau com a leitura da produção dos minicontos de todos os candidatos presentes, com o anúncio dos três primeiros colocados. O trio vencedor receberá troféus confeccionados pela empresa Brascril, certificados emitidos pelo IEL e terá seus textos publicados nos canais oficiais do instituto na internet, em blog e redes sociais.

As inscrições poderão ser realizadas em formulário específico disponível neste link, juntamente com o regulamento, e poderá ser entregue na sede do Instituto Estadual do Livro (Rua André Puente, 318), em Porto Alegre, ou enviada para o e-mail [email protected]. A iniciativa é promovida pelo Instituto Estadual do Livro (IEL) e tem o apoio da Associação Gaúcha de Escritores (Ages), da Academia Rio-Grandense de Letras (ARL) e da Brascril.

Comentários