Documentário registra cotidiano dos produtores familiares de fumo na Região Sul

Produzido com apoio do MPT-RS, 'Vidas Tragadas' faz uma radiografia das dificuldades enfrentadas pelos pequenos agricultores

O filme possui 27 minutos de duração - Crédito: Reprodução

O documentário 'Vidas Tragadas', que busca mostrar os desafios e os problemas dos agricultores familiares produtores de fumo na Região Sul, foi oficialmente lançado. A produção, que foi realizada com o apoio do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS), é resultado de um trabalho de apuração abrangente ao longo dos três estados do Sul do Brasil, que concentram 95% da produção fumageira do País. 

O filme contou com um ano de investigação jornalística sobre as condições de trabalho dos agricultores familiares. Percorrendo cinco mil quilômetros, a equipe de filmagem encontrou uma situação dramática do ponto de vista dos Direitos Humanos: uma cadeia produtiva na qual um grande número de agricultores está preso por dívidas e compromissos abusivos a ciclos desgastantes de trabalho. Nestas situações retratadas, a saúde é negligenciada e a própria sistemática de produção é danosa para o trabalhador.

O objetivo do filme é mostrar para a sociedade que existe uma fachada de prosperidade em torno da produção do fumo. "Isto não condiz em absoluto com a realidade da maioria das famílias envolvidas, muitas delas endividadas, presas a um ciclo de pobreza e trabalho que se reflete na piora das condições de saúde dessas pessoas", diz o diretor de 'Vidas Tragadas', Marques Casara.

A pesquisa foi conduzida por jornalistas da Papel Social, organização especializada na identificação de violações de Direitos Humanos em cadeias produtivas. "O documentário trata de um tema muito importante para o MPT no RS, já que a indústria do tabaco tem muita presença em algumas localidades, sendo a força motora da economia de muitos municípios gaúchos", comenta a procuradora do MPT-RS e coordenadora regional da Coordinfância, Patrícia de Mello Sanfelici Fleischmann.

Patrícia ainda destaca que as diversas problemáticas em torno desta cultura tão particular podem ensejar a atuação do MPT-RS, especialmente para proteger a saúde do trabalhador, bem como para promover a erradicação do trabalho infantil. "Assim, os fatos trazidos à tona no documentário, embora não sejam novos ao MPT-RS, sem dúvida referendam as ações que já vêm sendo implementadas", avalia.

A pesquisa realizada pela equipe também gerou um livro com o mesmo nome. Dividida em seis capítulos, a obra traça um panorama sobre as condições de trabalho no setor, com relatos sobre a exploração e a dependência econômica das famílias aos contratos de integração com as empresas. A publicação também relata trabalho infantil, os impactos ambientais e na saúde dos fumicultores e as estratégias das multinacionais para controlar as decisões de gestores municipais e influenciar organizações do terceiro setor.

O filme, com duração de 27 minutos, está disponível na íntegra na plataforma Vimeo. 'Vida Tragadas' pode ser visto aqui.

 

Comentários