Documentário registra impacto das enchentes na música gaúcha

Produção é uma homenagem às iniciativas que apoiaram o segmento durante a tragédia que atingiu o Rio Grande do Sul

12/07/2024 12:00
Documentário registra impacto das enchentes na música gaúcha /Crédito: Reprodução

O Grupo Sol Lá pro Sul, em parceria com o 'Prêmio Profissionais da Música de Brasília', lançou o documentário 'Sol Lá pro Sul: Impacto das Enchentes no Setor Musical Gaúcho'. A produção é uma homenagem às iniciativas que apoiaram o segmento durante a tragédia que atingiu o Estado. A obra foi gravada no Theatro São Pedro, em Porto Alegre. Além disso, o filme contou com uma pré-estreia no Cinemateca Capitólio, da Capital.

A produção conta com a participação de nomes do meio musical gaúcho, como Juarez Fonseca, jornalista musical de GZH; as artistas Loma Pereira, Shana Müller e Bibiana Petek; e Lourival da Silva, vice-presidente da Associação dos Músicos do Rio Grande do Sul (Assmrs). ?Acredito muito no valor de produções que registram os impactos de um novo comportamento em um ecossistema. É uma forma de reforçar uma ideia até ela se tornar realidade?, afirma Vitor Soares, idealizador e diretor de produção do documentário.

O conteúdo traz um discurso de resistência e revitalização da categoria e destaca, ainda, a importância da música como elemento de união e força em tempos de adversidade. O Grupo Sol Lá pro Sul é uma iniciativa conjunta de diversos atores do ecossistema musical brasileiro, incluindo a Associação dos Músicos do RS (ASSMURS) e a Associação Brasileira dos Festivais Independentes (ABRAFIN). 

Confira o documentário completo abaixo: