Eduardo Seidl e Raphaela Donaduce Flores lançam o livro 'Caminho das Águas'

Jornalistas escreveram o diário-reportagem após percorrem de bicicleta o trajeto feito pelas águas das enchentes no Rio Grande do Sul, em 2024

Livro é publicado pela Libretos - Crédito: Divulgação

Nesta segunda-feira, 6, às 19h, os jornalistas Eduardo Seidl e Raphaela Donaduce Flores estarão no Bar Térreo da Travessa dos Cataventos, na Casa de Cultura Mário Quintana (Rua dos Andradas, 736 - bairro Centro Histórico, em Porto Alegre) para o lançamento do diário-reportagem 'Caminho das Águas'. A obra é fruto de uma viagem de bicicleta da dupla pelo trajeto feito pelas águas das enchentes de 2024 no Rio Grande do Sul.

Cerca de três meses após a tragédia climática, Eduardo e Raphaela partiram do Guaíba até encontrar o mar, na Praia do Cassino. Em oito dias, foram cerca de 500 quilômetros pedalados, contornando a costa oeste da Lagoa dos Patos, com paradas em Barra do Ribeiro, Tapes, Arambaré, São Lourenço, Pelotas e Rio Grande, respectivamente. Narrado em forma de diário de viagem, os jornalistas documentam as marcas deixadas na paisagem e na vida da população.

Publicado pela Libretos e elaborado a quatro mãos, o conteúdo do livro é de autoria coletiva. A construção da obra teve início antes da dupla pegar a estrada e a conclusão se seguiu meses após o fim do trajeto, resultando em uma fusão da experiência que ambos vivenciaram. Além disso, a obra busca chamar atenção para o movimento 'Bicicleta: um carro a menos', que luta pela mobilidade sustentável.

Porto Alegre é apenas a primeira cidade que receberá o lançamento, visto que também serão realizadas rodas de conversa abertas ao público nas sete cidades percorridas. Na Capital, o bate-papo com Eduardo e Raphaela é mediado por Marcela Donini e também terá um pocket show de Clarissa Ferreira. Todos os encontros terão tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras). 

Sobre os autores

Eduardo Seidl é jornalista e mestre em Linguagens e Práticas Jornalísticas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Atua como docente e coordenador do Laboratório de Aprendizagem em Fotografia da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos), da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Repórter fotográfico com mais de 20 anos de experiência, tem passagens em assessorias de Comunicação e veículos de imprensa, além de colaborar com projetos culturais. 

Raphaela Donaduce Flores é jornalista e trabalha com Comunicação desde 2006. Especialista na área cultural, gerencia projetos e atua como assessora de imprensa pela Dona Flor Comunicação, agência que fundou em 2011. Pós-graduada em Gestão Cultural e Comunicação Empresarial, com MBA em em Desenvolvimento Sustentável e Economia Circular, é também graduanda no curso de Escrita Criativa, na PUCRS. 

Ficha técnica

Autores: Eduardo Seidl e Raphaela Flores

Projeto gráfico: Danusa Oliveira

Mapas: Mari Froner

Leitura de originais: Pedro Gonzaga

Editora: Libretos

Consultoria editorial: Clô Barcellos

Revisão: Beto Arreguy

Produção executiva: Liége Biasotto

Redes sociais: Julia Barros

Assessoria de Imprensa: Simone Lersch

Site: Vicente Lobraico Filho

Audiobook, com audiodescrição: Narrativas produtora

Comentários