O fotógrafo Emílio Pedroso assina a exposição ‘Barranca: 50 Anos de História’, que traz imagens de diversas faces do Festival da Barranca, que completa 50 anos em 2023. A mostra, que se inicia na quinta-feira, 11, às 19h, e vai até 30 de maio, tem como sede o Centro Municipal de Cultura, Arte e Lazer Lupicínio Rodrigues (Avenida Érico Veríssimo, 307, bairro Menino Deus), em Porto Alegre. Com entrada franca, a visitação será aberta de segunda-feira a sábado e vai das 9h às 21h.
Repórter fotográfico desde 1974, com passagens pelos jornais O Interior e Zero Hora, Emílio assina a série de fotos que resgata a história do festival iniciado em 1972, em São Borja. A exposição faz parte de uma série de eventos culturais em comemoração ao cinquentenário da festa. Ainda estão previstos para os próximos meses os lançamentos de um documentário e de uma segunda mostra, além de um livro e um álbum musical.
Festival da Barranca
O Festival da Barranca foi criado e é produzido até hoje pelo grupo ‘Os Angueras’. A tradição teve início em 1962, quando homens se reuniam em pescarias e, entre eles, alguns cantavam e tocavam instrumentos. Na Semana Santa de 1972, a festa foi inaugurada.
O encontro conta com algumas regras, como o tempo para compor canções. O tema é anunciado na Sexta-Feira Santa e na noite de sábado os músicos precisam apresentar suas obras. Cada edição premia um artista pela melhor música. O primeiro vencedor foi o cantor Nico Fagundes, autor de ‘Eu e o Rio’. Além disso, o festival é exclusivo para homens e convidados.

