Notícias

Enchentes no RS: “Não estava preparado para tanta dor”, revela repórter da Rede Pampa

Brayan Brum visitou as cidades de Arroio do Meio, Encantado, Lajeado, Muçum e Roca Sales

Desde 4 de setembro, data em que o Rio Grande do Sul foi atingido por um ciclone extratropical que provocou estragos em grande escala no Vale do Taquari, a Rede Pampa mobiliza mais de 30 profissionais diariamente para a cobertura. Entre eles está Brayan Brum. O repórter, que visitou as cidades de Arroio do Meio, Encantado, Lajeado, Muçum e Roca Sales, revelou à reportagem de Coletiva.net que “não estava preparado para tanta dor”.

Em meio a uma pauta policial em Porto Alegre, o jornalista teve o dia a dia alterado drasticamente quando foi solicitado pela produção que se dirigisse ao Vale do Taquari. “Minha rotina tem sido quase que 100% sobre a situação climática do Estado. Entregando materiais tanto para os veículos da Rede Pampa, quanto para a RedeTV!”, explicou. De acordo com o profissional, o trabalho é feito a muitas mãos e todos se uniram para entregar um produto informativo e que conscientizasse a respeito da importância da união.

Descrença e angústia

Ao chegar pela primeira vez nas cidades afetadas, Brayan encontrou um cenário de “dor e destruição”. “Móveis nos fios de energia e casas inteiras no meio da rua. Pessoas chorando nas vias e pilhas e mais pilhas de mobília amontoadas nas calçadas. A cada metro que andávamos, era um sentimento diferente”, relatou. O repórter experimentou sensações que foram desde a descrença com aquilo que via até à angústia de imaginar os momentos de pavor que os moradores passaram.

Para ele, um dos momentos mais marcantes foi ouvir o depoimento de uma senhora, dona de uma floricultura, que perdeu tudo, mas se mantinha conformada, pois a família estava a salvo. “Afinal, o bem mais precioso é a vida e, naquele momento, o número de mortos só crescia a cada atualização”, relembrou. Por isso, Brayan salientou a importância da imprensa no incentivo às doações e ao comparecimento de voluntários.

Amplo destaque

Conforme informado pelo departamento de Comunicação da Rede Pampa, desde o ocorrido, todos os programas de todos os veículos atualizam as informações e destacam os meios para ajudar as vítimas da tragédia. As equipes do ‘Jornal da Pampa’, da TV Pampa, têm realizado reportagens e entradas ao vivo sobre os mais recentes acontecimentos, conteúdos que são utilizados também pela RedeTV!.

No ‘Atualidades Pampa’, é exibido, diariamente, um QR Code que direciona os telespectadores para a central de doações, enquanto a Rede Pampa veicula notícias sobre o caso 24 horas por dia. O portal OSul, por sua vez, junto das plataformas digitais do conglomerado midiático, trazem atualizações em tempo real, além de promover os canais de contribuição.


Há duas semanas, o Rio Grande do Sul foi atingido por um ciclone extratropical, que resultou em enchentes em diversas localidades. Desde então, a imprensa gaúcha trabalha para levar ao público informações sobre os acontecimentos, além de mobilizar uma corrente do bem para ajudar as famílias afetadas, especialmente no Vale do Taquari. Nesta série especial, Coletiva.net acompanha o trabalho dos jornalistas que mostram ao Estado e ao Brasil a dimensão desta tragédia.

Confira também:

Natural do Caí, Carlos Villela relata maior intensidade das cheias

“A cobertura mais desgastante da minha vida”, afirma Ricardo Sander

Simone Feltes tenta levar sensibilidade para as reportagens da TVE

Compartilhar:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Relacionados

CADASTRE-SE
Captcha obrigatório
Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!

Aviso: se você optou por parar de receber nossos e-mails e deseja voltar à nossa lista, ou está com dificuldades para se cadastrar, entre em contato com a Redação pelo formulário Fale Conosco e informe seu nome e o e-mail que deseja incluir.