Entidades e veículos de Comunicação se despedem de Ruy Carlos Ostermann

Em suas publicações, as empresas lamentaram a perda do comunicador e enalteceram sua trajetória como jornalista Esportivo

28/06/2025 15:14
Entidades e veículos de Comunicação se despedem de Ruy Carlos Ostermann /Crédito: Arquivo Pessoal/Instagram

Assim como os comunicadores, os veículos de Comunicação do Rio Grande do Sul e entidades prestaram suas últimas homenagens a Ruy Carlos Ostermann, que faleceu na noite da última sexta-feira, 27. Em suas publicações, as empresas lamentaram a perda do comunicador e enalteceram sua trajetória como jornalista Esportivo.

Entidades

Aceg

Em sua nota, a Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg) recordou os mais de 60 anos da vida de Ruy Carlos Ostermann dedicados à crônica esportiva, sendo considerado pioneiro do comentário esportivo nos moldes modernos. Além disso, recordou toda a trajetória profissional do comunicador, desde sua atuação no Jornalismo à Política. 

Agert e Sindirário

Em nota conjunta, a Associação Gaúcha de Emissoras de Rádio e Televisão (Agert) e o Sindicato das Empresas de Rádio e TV do Rio Grande do Sul (Sindirádio) se despediram de Ruy Carlos Ostermann. ?O rádio e o Jornalismo se despedem de um dos seus grandes nomes. Nos solidarizamos com os filhos, netos e todos os colegas e admiradores que hoje sentem sua partida.?

ARI

A Associação Riograndense de Imprensa (ARI), em sua manifestação, lamentou a morte do comunicador e afirmou que sua trajetória marcou profundamente o Jornalismo Esportivo e Cultural do Brasil. A entidade recordou que, em 2018, Ruy Carlos Ostermann recebeu da entidade a 'Medalha Alberto André'. Ainda, reforçou que sua obra seguirá inspirando e influenciando gerações de jornalistas, comentaristas, escritores e pensadores. ?A ARI se solidariza com os familiares, amigos, colegas e admiradores que tiveram o privilégio de conviver com sua inteligência, ética e paixão pela Comunicação.?

FGF

A Federação Gaúcha de Futebol (FGF) manifestou pesar pelo falecimento do jornalista. Em sua publicação, a entidade recordou a trajetória profissional e acadêmica do comentarista e declarou luto oficial. ?Diante da perda irreparável, a Federação presta condolências a familiares e amigos e decreta luto oficial de três dias.?

Grêmio O Grêmio publicou uma nota lamentando o falecimento de Ruy Carlos Ostermann. ?Um dos maiores nomes da história da imprensa esportiva brasileira, e dono de um estilo único, Ruy contou as glórias do nosso esporte com competência e elegância. Nos solidarizamos com a família e amigos neste momento de profunda dor. Vai em paz, Professor.?

Internacional

Na manifestação, o Internacional afirmou que o Rio Grande do Sul se despede de um dos maiores comunicadores de sua história. ?Ruy Carlos Ostermann, jornalista e cronista de brilhante trajetória na imprensa gaúcha. O Professor cobriu 13 Copas do Mundo, e também escreveu o livro 'Meu Coração é Vermelho', que conta a história do Clube do Povo no século XX. Neste momento de dor, toda nossa solidariedade à família e amigos. Vá em paz, Professor.?

Sindjors

O Sindicato de Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (Sindjors) recordou a trajetória de Ruy Carlos Ostermann e que o comunicador foi o primeiro vice-presidente da entidade, na diretoria do presidente Antônio Manoel de Oliveira, entre 1977 e 1980. ?O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS manifesta sua solidariedade à família, amigos e colegas de profissão, destacando a importância de Ostermann para a história do jornalismo brasileiro.?

Veículos:

Band RS O Grupo Bandeirantes de Comunicação prestou solidariedade aos familiares, amigos e colegas de Ruy Carlos Ostermann. ?Um dos maiores jornalistas esportivos de todos os tempos nos deixou na noite de hoje. Fica para a história um legado único para a imprensa brasileira e para a sociedade do Rio Grande do Sul.?

Rádio Guaíba

A rádio Guaíba, por meio do seu departamento de Esportes, publicou uma nota lamentando a morte do professor Ruy Carlos Ostermann. ?Ícone do jornalismo esportivo, Ruy foi precursor do comentário moderno de futebol. Foi na Copa do Mundo de 1966, na Guaíba, que começou a planilhar dados da partida para embasamento de seus comentários, o que revolucionou a função. Junto de Flávio Alcaraz Gomes, ainda no Mundial da Inglaterra, realizou a primeira transmissão em tubo de uma partida de futebol.?

Masper TV

A Masper TV, por sua vez, publicou um texto em seus espaços, a fim de informar que o Rio Grande do Sul se despediu de um dos maiores nomes do jornalismo esportivo brasileiro. ?O Professor nos deixa um legado de ética, cultura e paixão pelo debate qualificado. Aos familiares, amigos, colegas e admiradores, nosso abraço solidário.?