As associações dos Cronistas Esportivos Gaúchos (Aceg-RS) e dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul (Arfoc-RS) lançaram, nesta quarta-feira,10, uma nota de repúdio à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). No documento, os presidentes das entidades, Rogério Amaral e Rodrigo Ziebell, respectivamente, manifestam a insatisfação com o que eles chamam de “conduta arbitrária” da organização nacional, ao proibir os repórteres e cronistas de entrarem nos estádios com guarda-chuvas. Para os gestores, essa ação prejudica o trabalho e a saúde dos profissionais.
Conforme o texto, isso aconteceria pois “uma vez que não é possível que os profissionais que lá estão trabalhando lancem, simultaneamente, através de seus notebooks, as fotografias para as suas respectivas agências”. Na nota ainda aponta-se que os trabalhadores usam equipamentos de alto valor e arriscam a saúde ao ficarem desprotegidos da chuva “por um capricho injustificado da entidade máxima do futebol brasileiro”. Ao final da publicação, os presidentes registram que agirão para que seja reconsiderado o uso dos guarda-chuvas por parte dos associados.
Confira logo abaixo a nota na íntegra:
Nota de Repúdio
A Associação dos Repórteres Fotográficos e Cinematográficos do Rio Grande do Sul – ARFOC-RS, juntamente com a Associação dos Cronistas Esportivos Gaúchos – ACEG-RS, vem manifestar sua total insatisfação com a conduta arbitrária tomada pela Confederação Brasileira de Futebol, a qual impede que os repórteres e cronistas adentrem nas dependências do estádio portando GUARDA-CHUVAS!
Esta simples discricionariedade impede que as fotografias que retratam os lances da partida e, por consequência, traduzem as jornadas desportivas em todos os canais de comunicação, sejam prejudicadas, uma vez que não é possível que os profissionais que lá estão trabalhando lancem, simultaneamente, através de seus notebooks, as fotografias para as suas respectivas agências.
Os profissionais despendem de equipamentos caríssimos e colocam em cheque a própria saúde para apresentar um produto de excelência para os consumidores e amantes do espetáculo futebolístico, e são obrigados a ficar à mercê das intempéries por um capricho injustificado da entidade máxima do futebol brasileiro.
Nós da ARFOC-RS e ACEG-RS tomaremos as atitudes cabíveis para a reconsideração do uso dos guarda-chuvas por parte dos nossos associados.
Rodrigo Ziebell Rogério Amaral
Presidente ARFOC-RS Presidente ACEG-RS

