Entre chegadas e partidas: RDC TV contrata consultoria externa e passa por reformulações

Com foco na gestão, almejando uma grade com 100% de conteúdo próprio, emissora ainda trouxe o jornalista Leandro Olegário para comandar Jornalismo

RDC TV começa 2022 com novidades - Divulgação

A RDC TV começa 2022 repleta de novidades. Desde novembro do ano passado, a emissora conta com o trabalho de uma consultoria externa, com o intuito de auxiliar o posicionamento e também reposicionamento da empresa. "A gente vem ano a ano crescendo e isso tem nos exigido cada vez mais e fazer adequações como um todo. Precisamos olhar os próximos passos, com foco em conquistar audiência, ganhar mercado, melhorar os os produtos que temos e  mudar alguns", salientou o presidente Márcio Irion, à equipe de reportagem de Coletiva.net

De acordo com ele, todas essas exigências de crescimento os fizeram compreender que precisavam realizar movimentos e, por isso, chamaram profissionais com escopo na área. Entretanto, evidenciou que não estão mudando a essência do veículo. 

Conforme Irion, o principal objetivo neste momento é adequar ao propósito de serem uma emissora digital, com uma entrega multicanal e multiplataforma. "Está sendo bem bacana, porque estamos percebendo o crescimento da nossa audiência, o que está nos exigindo profissionalizar também o processo de gestão", explicou, ao citar o foco na área. Para tal, houve a chegada de Fabiano Del Rey para comandar o Comercial da empresa, com o objetivo mais analítico, para entender os indicadores e apresentar produtos, além de se relacionar com o mercado de forma profissional e mais estruturada. 

Além disso, houve a contratação do jornalista e supervisor acadêmico do Jornalismo da ESPM-Sul, Leandro Olegário. "Estamos com uma visão mais de foco em experiência e em gestão. Ele tem uma boa trajetória e tempo de mercado. Pelo trabalho que ele desenvolve lá na ESPM-Sul, contratá-lo foi o primeiro grande passo em relação ao conteúdo aliado ao gerenciamento", destacou. 

Comunicação como negócio

Ainda segundo Irion, entender como funciona com profundidade o segmento de Comunicação é o segredo para conseguir aliar a posição de um conteúdo local, com a proposta de produzir a maior quantidade de tempo em relação aos concorrentes. Tudo isso, sem desconsiderar que a área tem uma estrutura tradicional que precisa ser respeitada. 

"Queremos ter um olhar de startup, por meio de um processo com uma performance linear e logo atingindo o alcance exponencial, que é o que está acontecendo agora do terceiro para o nosso quarto ano", comentou.

Fim de alguns ciclos

Outro quesito evidenciado pelos estudos, conforme Irion, diz respeito à venda de espaços para a produção externa de conteúdo, que será reduzida. Por isso, o veículo passa por um processo de migração, pela qual programas independentes se tornarão próprios ou com, no máximo, coprodução. A partir desse movimento, três atrações deixam a grade nesta segunda-feira, 31: '2Toques', 'Atividade' e 'Virando o Jogo'. Consequentemente, os comunicadores que estão à frente deles, Cadu Oliveira, José Silvas e Rogério Amaral, deixam a emissora. 

"Então a gente encerra um ciclo importante para nós até aqui, mas também colhemos os frutos da orientação da consultoria: focar em produções próprias. Somos muito agradecidos pela contribuição que os programas independentes nos proporcionaram, pois foi assim que chegamos até aqui", finalizou. 

 

Comentários