Equipe da RDC TV é agredida no Centro de Porto Alegre

Profissionais da emissora foram confrontados por manifestantes que protestavam contra o resultado das eleições presidenciais

Cinegrafista Jocemar Silva (rosto borrado) foi agredido fisicamente por homem (camiseta preta) - Reprodução

Durante a tarde desta terça-feira, 3, uma equipe de reportagem da RDC TV foi abordada e agredida por manifestantes que protestavam contra o resultado das eleições presidenciais. O caso ocorreu no Centro de Porto Alegre, enquanto os profissionais acompanhavam o desmonte de um acampamento dos militantes próximo ao Comando Militar do Sul (Praça Padre Thomé, 275, bairro Centro Histórico)

Em um vídeo, publicado no Twitter do canal, é possível ver cerca de seis pessoas intimidando a equipe. Um deles, um homem, dirige-se ao cinegrafista Jocemar Silva e desfere um soco contra o trabalhador. Após, uma mulher se aproxima e diz que ele teria ofendido o agressor. 

Em contato com a reportagem de Coletiva.net, representantes da emissora confirmaram que, além de Jocemar, a repórter Thai Barbosa também estava presente, porém não foi agredida. A equipe tinha acabado de sair de um link ao vivo em uma agência do Sistema Nacional de Emprego (Sine), que fica na zona central da cidade, e parou para fazer imagens do acampamento sendo desmontado. No momento, o grupo se aproximou e questionou o que eles estavam fazendo ali e se tinham autorização para a gravação.

O apoio da Brigada Militar foi solicitado pela equipe da emissora, que foi levada à Primeira Delegacia de Polícia para apresentar as imagens do ocorrido e registrar boletim de ocorrência. Em pronunciamento na rede social, a equipe da RDC TV registrou o lamento por ataques do tipo continuarem ocorrendo. "A tentativa de cerceamento ao trabalho da imprensa é, em si, um atentado contra a democracia. Assim como já aconteceu há poucos meses, a emissora reafirma seu compromisso com o jornalismo e jamais cederá a qualquer tipo de coação."

Esta, no entanto, não é a primeira vez que trabalhadores do canal são violentados. No início de novembro do ano passado, o repórter João Pedro Tavares e um cinegrafista foram cercados por homens e impedidos de realizarem o trabalho. O episódio também ocorreu na Capital durante a cobertura de manifestações contrárias à eleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No mesmo dia, profissionais da Band, Grupo RBS, Record TV e SBT foram vítimas.

Leia na íntegra a nota da empresa:

Nossa reportagem registrava o momento em que as vias ao lado do Comando Militar do Sul eram desobstruídas, quando um grupo de manifestantes, contrários ao resultado das eleições se aproximou, questionando se possuíam autorização para gravar imagens.

Sem precisar de qualquer tipo de liberação para realizar o trabalho jornalístico em via pública, nossos repórteres ainda tentaram argumentar, mas um dos manifestantes não aceitou os argumentos e agrediu o repórter cinematográfico Jocemar Silva.

A nossa equipe solicitou o apoio da Brigada Militar e foi atendida pelo 9º BPM, inclusive com a presença de seu comandante, Tenente-Coronel Schimdt.

Acompanhados pelos policiais militares, os nossos profissionais foram à 1ª Delegacia de Polícia onde apresentaram todas as imagens, inclusive do criminoso.

A RDC TV lamenta profundamente que ataques à imprensa sigam acontecendo.

A tentativa de cerceamento ao trabalho da imprensa é, em si, um atentado contra a democracia. Assim como já aconteceu há poucos meses, a emissora reafirma seu compromisso com o jornalismo e jamais cederá a qualquer tipo de coação.

RDC TV, AQUI A VERDADE É SEMPRE NOTÍCIA!

Comentários