Especial Coletiva.rádio: Patrícia Lapuente

Editora do portal, ela também apresenta o Drop News, principal informativo da emissora, com todas as notícias do mercado da Comunicação e do Marketing

Patrícia Lapuente é editora do portal e apresentadora do Drop News

Jornalista por formação, Patrícia Lapuente atua em Coletiva.net há quatro anos, desempenhando diversas funções nesse tempo. De assistente de Comunicação, passando por repórter do portal, de coberturas em tempo real, das revistas do Selo Tendências e dos conteúdos especiais de Perfil e Por Dentro, e chegando à editora do portal. Seu envolvimento com a Coletiva.rádio vai além da apresentação, sendo ela coordenadora de Operações do veículo. No comando do principal informativo, o Drop News, apresenta aos ouvintes as principais manchetes sobre tudo o que acontece no mercado gaúcho da Comunicação e do Marketing.

Confira logo abaixo uma entrevista exclusiva, para conhecer mais sobre a apresentadora:

1 - Quem é você, de onde vem e o que faz?

Sou Patrícia Lapuente de Almeida, mas sou conhecida mesmo pelo meu apelido: Patty. Nasci na Zona Sul de Porto Alegre, onde moro até hoje, e desde criança (mais precisamente aos 10 anos), quis ser jornalista. A brincadeira que eu mais adorava era sair com minha prancheta entrevistando todo mundo para fazer o meu jornal - aliás, coitados dos professores que sempre eram provocados por mim a fazer algum trabalho de criar um impresso. 

Então, enquanto meus amigos ficavam em dúvidas, meu caminho foi muito natural. Hoje, sou filha da Famecos, faculdade que tenho muito orgulho e da qual sinto muitas saudades. Jornalista diplomada há seis anos, hoje sou editora do portal Coletiva.net, coordenadora de Operação da Coletiva.rádio, além de cumprir outras funções na empresa, como repórter de revistas, perfil e coberturas, bem como apresentar toda sexta-feira o Top 5 da semana. Sou movida pelo amor à minha família, noivo e amigos. Gremista criada nas arquibancadas do Olímpico Monumental e uma millenial fruto dos anos 1990, que adora ler e maratonar séries.

2 - Como surgiu a ideia do programa e como produz os conteúdos?

O Drop News foi o primeiro programa que foi pensado para a grade de programação da rádio, visto que é um dos principais elos com o portal Coletiva.net. A ideia é sempre selecionar notícias que são mais atemporais e interessantes ao nosso público e resumi-las, em uma espécie de síntese noticiosa. 

3 - Qual é a sua expectativa com a Coletiva.rádio?

A melhor e maior possível! Sempre gostei do rádio, algo que herdei do meu pai, Getúlio Almeida, e avô, Darcy Lapuente, e tive a chance de apresentar um programa na extinta radioweb e/ou, o 'Coletiva Tendências' que, mais tarde, tornou-se também um podcast. Ano passado, fui provocada a assumir mais um desafio, para coordenar uma rádio que entraria no ar tão logo. Hoje em dia, tenho meu miniestúdio e passo alguns percalços para conseguir gravar com um som de qualidade quando deixo meu home office. Tenho certeza que conseguiremos chegar ao mesmo patamar e credibilidade que o portal possui nestes 23 anos de mercado. 

4 - Você tem alguma referência para a produção dos conteúdos?

Sim. Procuro me basear em produzir um conteúdo parecido com as sínteses noticiosas as quais estamos acostumados a ouvir, como o 'Correspondente Ipiranga', da Gaúcha, e o extinto 'Correspondente Guaíba', da rádio Guaíba. Contudo, por serem mais engessados, acabo bebendo também da fonte de podcasts noticiosos, como '5 Fatos', 'Resumão' e '123 Segundos'. 

5 - Quais são os seus planos para daqui a cinco anos?

Pretendo continuar atuando como jornalista em diversas plataformas, porque gosto mesmo é de fazer jornalismo - não importa qual seja o canal -, além de ter me aperfeiçoado mais, por meio de cursos da área e estudos de inglês, espanhol e, quem sabe, outra língua. Em relação ao lado pessoal, planejo estar casada com meu noivo, Rafael Linck, e ter viajado para muitos lugares. 

Comentários