Estudo destaca credibilidade do rádio e influência sobre os ouvintes

Levantamento foi elaborado por empresa estadunidense

Rádio tem forte conexão com o ouvinte - Divulgação

Dentre os ouvintes de rádio, 34% agiu ao ouvir no ar uma recomendação de um comunicador durante um comercial. O dado é de estudo da estadunidense Alter Agents, encomendado pelo segundo maior grupo de rádios FM/AM dos Estados Unidos, Entercom. E o resultado é claro: mostra a força da radiodifusão na conexão pessoal com seus ouvintes e o potencial do meio na geração de negócios. 

Conforme a pesquisa, a principal ligação dos ouvintes com os comunicadores de rádio é a confiança. O meio é considerado de grande credibilidade, sendo, no mercado dos EUA, mídia confiável para 69% dos entrevistados. Ele é seguido por TV (64%), Google (60%), mídia impressa (57%), mídias sociais (56%), YouTube (47%) e serviços de streaming on-demand (44%).

Os negócios também podem ser eficazes por meio do rádio, segundo o levantamento. O meio detém um índice de 57% em imersão por tipo de mídia, contra 54% em anúncios de vídeos sob demanda, 54% de vídeos digitais, 52% de TV linear e 52% para mídias sociais. 

O sênior VP de Pesquisas e Insights da Entercom, Idil Cakim, salienta o poder do meio: "O áudio é o meio mais poderoso, ele nos une por meio de experiências compartilhadas, nos move emocionalmente e nos leva agir". Para o executivo, "como os profissionais de marketing serão desafiados a chamar a atenção do consumidor, o áudio, como nenhuma outra mídia, oferece uma experiência imersiva, que estimula a memorização, a confiança e a conexão". 

Comentários