Fenaj é reconhecida como o 'Lar Internacional dos Jornalistas' no Brasil

Honraria ocorreu durante o Belt and Road Journalists Forum 2025, realizado na província de Jiangxi, na China

A presidente da Fenaj, Samira de Castro, e o primeiro secretário, Moacy Neves, representaram a Fenaj no encontro - Crédito: Reprodução

A Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) recebeu o certificado que a reconhece oficialmente como o 'Lar Internacional dos Jornalistas' no Brasil. A honraria ocorreu durante o 'Belt and Road Journalists Forum 2025', realizado na província de Jiangxi, na China, e reuniu representantes de 50 países. O reconhecimento foi entregue pela All China Journalists Association (ACJA), promotora do fórum e articuladora do Belt and Road Journalists Network (Brin), plataforma de cooperação internacional voltada à promoção do intercâmbio, da solidariedade e da capacitação entre jornalistas do mundo inteiro.

Com a honraria, a Fenaj se torna uma referência nacional de acolhimento para os profissionais de imprensa integrantes da Brin que visitarem ou atuarem no Brasil, assim como é a Associação Brasileira de Imprensa (ABI), certificada em 2024. A Federação se comprometeu a oferecer apoio institucional, promover a integração e fomentar a colaboração internacional entre jornalistas.

A presidente da Fenaj, Samira de Castro, e o primeiro secretário, Moacy Neves, representaram a Fenaj no encontro. "O reconhecimento da Fenaj como Lar Internacional dos Jornalistas reforça a importância da atuação articulada entre os profissionais do Sul Global, frente aos desafios do Jornalismo na era digital, às ameaças à liberdade de imprensa e à crescente desinformação", afirma Samira.

Comentários