Ferramenta ajuda empresas de mídia com índices de gases poluentes

Netflix utilizou a DIMPACT e, agora, pretende estudar como reduzir sua emissão de carbono

Uma ferramenta desenvolvida por pesquisadores da Universidade de Bristol, no Reino Unido, ajuda empresas de mídia a mapear e administrar suas emissões de gases poluentes na atmosfera. Entre os exemplos que utilizam e aprovam a chamada 'DIMPACT', está a Netflix.

A empresa de streaming divulgou, pela primeira vez, nesta semana, seus índices de emissão de carbono medidos pela ferramenta. Em uma hora de serviço, a plataforma utilizou menos de 100 gramas de gás carbônico, em 2020, o que significa uma emissão menor do que um veículo dirigido por meio quilômetro.

A Netflix quer, agora, reduzir a emissão, encontrando novas formas de controlar seus protocolos. A empresa segue no mesmo caminho de marcas como a Microsoft que, segundo a própria organização, pretende tornar sua emissão de gases poluentes negativa até 2030.

A ferramenta que possibilitou a análise dos índices à Netflix possui quatro módulos, divididos para atender setores. O 'streaming de vídeo' consiste em um grupo de processos que a empresa possui em sua organização: a simulação de uma série partindo do centro de dados da empresa para a sua televisão, por exemplo. O 'DIMPACT' ainda auxilia outros ramos: 'editorias', 'inteligência de negócios' e 'propaganda'.

Comentários