Festival de Cinema tem cerca de 350 profissionais de imprensa credenciados
Jornalistas locais, nacionais e internacionais estão em Gramado para cobertura do evento

Pela primeira vez sob o comando da Palavra Assessoria em Comunicação, empresa com sede no Rio de Janeiro, a imprensa credenciada no 53º Festival de Cinema de Gramado chega a cerca de 350 profissionais. Esse número é composto por jornalistas de diversas regiões do Rio Grande do Sul, também empresas de Comunicação espalhadas pelo Brasil, além de veículos da Argentina e de Portugal.
Como ponto de contato local, atua com a Palavra o jornalista Matheus Pannebecker, que retorna à assessoria de imprensa do Festival após seis edições consecutivas, entre 2012 e 2018. "Voltar à assessoria especificamente agora e ver esse movimento de grande busca por Gramado é um presente - e um trabalho diário repleto de ensinamentos e aprendizados."
Matheus também comentou com Coletiva.net que, após um ano difícil no Rio Grande do Sul, inclusive para a realização do Festival de Cinema de Gramado, chega um 2025 que compensa com folga os desafios: "A procura da imprensa é massiva nesta 53ª edição do evento, com retorno de jornalistas já conhecidos do evento, adesão de novos nomes e ampliação de cobertura dos veículos regionais e nacionais", comemorou.
Matheus é integrante da Associação de Críticos de Cinema do Rio Grande do Sul (ACCIRS), da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine), da Academia Brasileira de Cinema e da Film Independent, dos Estados Unidos. Também esteve credenciado como crítico nos festivais internacionais de Sundance e Toronto.
Veículos
Ao olhar para o Rio Grande do Sul, circulam pelo evento representantes dos Grupos RBS, Record, Sinos, Diário de Canoas, Pioneiro, TV Assembleia, TVE, Jornal do Comércio, Rede Pampa, entre tantos outros. No âmbito nacional, Folha de S. Paulo, O Globo, Estadão, Isto É, Adoro Cinema e Omelete também estão presentes.
Podem ser encontrados ainda Diário do Pará, Folha de Londrina, Telecine, Caras, Vogue, Exame, Veja e Diário de Pernambuco. Além disso, a imprensa internacional também está representada pelos veículos Página 12, da Argentina, e Cinema 7, de Portugal.
A equipe de Coletiva.net acompanha o 53º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 13 a 23 de agosto, na Serra Gaúcha. Nesta edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou estudantes de Jornalismo e Publicidade e Propaganda para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio.