Festival de Gramado é marcado por novidades nas exibições

Para a reportagem do Coletiva.net, Marcos Santuario explicou o processo de escolha das obras, assim como as novidades tecnológicas

Marcos Santuario é um dos curadores do Festival de Cinema de Gramado da Mostra de Longas-Metragens Brasileiros e também dos Documentais, ao lado de Caio Blat - Crédito: Coletiva.net

O jornalista e crítico Marcos Santuario é um dos curadores do Festival de Cinema de Gramado da Mostra de Longas-Metragens Brasileiros e também dos Documentais, ao lado de Caio Blat. E a 52ª edição do evento apresentou diversas novidades, no que diz respeito à produção audiovisual e exibições de filmes. Para a reportagem do Coletiva.net, Santuario explicou sobre o processo da equipe para a escolha das obras, assim como falou acerca das novidades tecnológicas.

Segundo o profissional, Gramado é um dos maiores festivais do mundo, estando entre os 100, além de ser o mais importante e reconhecido do Brasil. Por conta disso, é necessário que, depois de cada edição, a equipe se reúna para programar os próximos anos. "Dentro disso, observamos os grandes eventos mundiais no segmento, a fim de conferir e trazer as principais novidades do cenário. Isso faz com que o nosso festival se mantenha como um dos mais importantes." 

Plataforma de streaming

Para este ano, por exemplo, uma das novidades foram as exibições das obras selecionadas na plataforma de streaming, por meio do Canal Brasil Play. Conforme o crítico de Cinema, essa foi uma das atuações trazidas, uma vez que, observou-se que essa ferramenta pode ser fundamental para a área. "Ela não veio para prejudicar o segmento, mas, sim, levar mais uma possibilidade de exibição. O que antes era em DVD, agora, será exibido dentro da plataforma. E isso é incrível", opinou. 

Outra atração deste ano foram as séries. Santuário explicou que o segmento é um dos mais aclamados pelo público nos últimos anos. Por isso, essa também foi uma iniciativa trazida pela equipe de curadores do festival. Ainda conforme o profissional, no último ano, levantou-se a possibilidade de trazer para o evento, pelo menos, uma obra deste gênero. "O ano passado iniciamos com o 'Cangaço Novo' e, em 2024, chega o 'Cidade de Deus'. Temos certeza que no ano que vem teremos outra série de sucesso, que nos abre mais possibilidades de talentos e obras", finalizou.


A equipe de Coletiva.net acompanha o 52º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 09 a 19 de agosto, na Serra Gaúcha. Nessa edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou quatro estudantes de Jornalismo, Produção Audiovisual e Publicidade para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio. Além disso, haverá conteúdos produzidos especialmente para a Coletiva.tv.

Comentários