A edição de retomada do Festival Mundial de Publicidade de Gramado, que não acontecia havia cinco anos, volta a ser realizada e começa logo mais, às 10h, na Serra Gaúcha. Sob o comando da CEO Andressa Martins, o tema que norteará os próximos três dias será ‘A Publicidade na Era Digital’. A ideia é apresentar a transformação na forma de lidar com a atividade no mercado, com o avanço das tecnologias.
O evento, que tem formato híbrido – ou seja, pode ser acompanhado presencial ou virtualmente -, está dividido em três palcos, mas todos no mesmo espaço. A 22ª da iniciativa, que será realizada na Sociedade Recreio Gramadense, terá os contextos divididos por turnos. Nesta quarta-feira, 24, as manhãs estão reservadas às palestras do Palco Publi sob Demanda; na parte da tarde, os convidados estarão no Palco Marketing de Influência; e o fim do dia ficará com o Palco Experiências.
A abertura oficial do evento, com a primeira palestra, será ministrada logo mais, às 10h, pelo curador do Festival de Publicidade, Leonardo Moura, especialista em branded content. Ele é mestre em Comunicação Social pela Faculdade Cásper Líbero e atua como gerente sênior de Inteligência de Mercado e Planejamento na Globo. Liderou mais de 200 projetos construídos em parceria com mais de 170 anunciantes e agências. É autor dos livros ‘Conteúdo de Marca – Os Fundamentos e A Prática do Branded Content (Summus Editorial, 2022)’ e ‘Como Escrever na Rede – Manual de Conteúdo e Redação para Internet’ (Record, 2002).
Ainda estão previstas palestras de profissionais que atuam em empresas como Meta, Youpix, PWC, Band, Porta dos Fundos, Itaú, DM9, Itaú, Ambev, Yahoo, Twitter, TikTok, entre outras. Confira a programação completa:
Programação do Festival Mundial de Publicidade de Gramado
DIA 1 – 24/08
Palco Publi sob Demanda
10h – ‘A relação entre PR, Branding e Conteúdo de Marca’, Leonardo Moura, curador do evento.
10h45 – ‘Construção de conteúdo para marcas por produtores e creators’, Monica Monteiro, diretora de Canais da Band, e Crocas, CEO do Porta dos Fundos.
Palco Marketing de Influência
13h00 – Cerimônia de abertura
13h50 – ‘Histórias de sucesso e formatos de conteúdo que fazem a diferença’, Tata Estaniecki, criadora do Poddelas; Matheus Costa, co-fundador da MField; e Gustavo Almeida, diretor de Relacionamentos da MField.
14h35 – ‘Conteúdos que não saem da cabeça’, Rafa Lotto, sócia e head de Planejamento da Youpix; Carol Rosa, creative VP da Adventure; Danilo Moura, CMO e head de Conteúdo da MField; e Gabi Lopes, atriz, empresária e influenciadora.
15h35 – ‘Quando a influência ultrapassa o post’, Mari Tunis, diretora de Marketing na Fazendo Futuro; Fabi Abel, head de Broadcasting na SOKO; e Peter Albuquerque, head de Cultura e Criatividade na Ambev.
Palco Experiências
17h – ‘Vivências e desafios no mercado, e como a criatividade trans gera inovação’, Raquel Virginia, cantora, empresária e professora, CEO na Inhaí.
17h45 – ‘O que a GenZ pode ensinar sobre nativismo digital’, Mari Galindo, co-fundadora da Nice House Br.
18h30 – ‘Diversidade, Inclusão e Consumo. Desafios para o mercado da maioria’, Ian Black, CEO e fundador da New Vegas; Ronaldo Tenório, CEO na Hand Talk; e Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva.
DIA 2 – 25/08
Palco Experiências
10h – ‘O vídeo no ecossistema digital: o poder da imersão e o lugar do consumidor’, Rafael Krausz, head de Indústria do Yahoo.
11h – ‘Novas Narrativas e Possibilidades na Criatividade No Novo Mundo Digital’, Caio Barbosa, CEO da Lumx Studios; e Fabio Seidl, ganhador de mais de 20 Leões em Cannes.
Palco Marketing de Influência
13h – ‘De anônima à estrela’, Bianca Andrade, influenciadora e empresária.
14h – ‘No digital todo horário é nobre’, Marcos Cabrera, diretor de Novos Formatos Publicitários e Futuro na Globo; Beatriz Bottesi, head de Marketing Brasil na Meta – Facebook, Instagram e WhatsApp; e Flávio Santos, CEO da MField e autor do livro ‘Economia da Influência’.
15h – ‘Tudo depende do personagem certo’, Erika Mello, gerente senior de Marketing na 99 app; Zé Diniz, diretor-criativo de Conteúdo na CP+B Brasil; e Kim Farrel, gerente-geral-regional de Operações e Marketing no Tik Tok.
Palco Publi sob Demanda
16h30 – ‘Afinal qual o propósito do propósito para as marcas?’, Isabel Sobral, sócia e diretora da Future Brand.
17h15 – ‘Marcas como publishers? Como o conteúdo é capaz de criar o match perfeito entre marcas e pessoas?’, Tayara Simões, CEO/CRO na NZN.
18h – ‘Combinação de awareness e conteúdo’, Rodrigo Vicentini, head da NBA Brasil, e Pipo calazans, co-presidente e CEO na DM9.
DIA 3 – 26/08
Palco Publi sob Demanda
9h – ‘Nova Economia – Mercado de NFTs no universo das artes e músicas?’, Ana Paula Magalhães, co-fundadora da EVE.NFT; Livia Elektra, fotógrafa.
10h – ‘Entretenimento via live commerce’, Gustavo Serra, diretor de Conteúdo da Play9; Etienne Du Jardin, co-fundadora e CPO da Mimo Live Sales; e Juan Dubini, da Mynd.
11h – ‘O futuro do entretenimento: live streaming e a geração Z’, Phil Chaves, diretor Comercial da Twitch.
Palco experiências
13h – ‘WEB 3.0: o que muda para as empresas, consumidores e marketing’, Robson Harada, especialista em em growth marketing no Mercado Bitcoin; Inaiara Florencio, diretora de Conteúdo também do Mercado Bitcoin; e Stela Ayres, growth and ad tech manager do Itaú.
14h – ‘A Publicidade na Era do Streaming’, Miguel Genovese, Diretor de Criação e Inovação na PwC Brasil – Digital LAB.
14h45 – ‘Como humanizar uma marca?’, Tatiana Gracia, senior Brand Marketing Manager na Jacobs Douwe Egbets.
15h30 – ‘Gana: ampliando o olhar criativo através da brasilidade’, Ary Nogueira, diretor criativo da Gana.
Palco Marketing de Influência
16h30 – ‘Raio-x da influência’, Issaaf Karhawi, autora do livro ‘De blogueira à influenciadora’; Gabriel Cesar Lima, COO da MField; e Ana Coutinho, vice-presidente de Business and Partner at Galeria.
17h30 – ‘Painel Mulheres’, Rachel Maia, empresária e conselheira administrativa em Vale, Banco do Brasil e CVC; e Manzar Feres, diretora-geral de Advertising da Globo.
18h30 – Encerramento do festival.

