Fotojornalista gaúcho será jurado de concurso internacional

Mafalda comporá a equipe do evento 'El Río Uruguay revelado por las lentes'

Fotojornalista gaúcho será jurado no evento

O fotógrafo gaúcho Antonio Carlos Mafalda integrará o time de jurados do concurso 'El Río Uruguay revelado por las lentes' ( O Rio Uruguai revelado pelas lentes, em tradução). O evento faz parte das ações desenvolvidas pelo Fórum de Conservação e Uso Racional do Rio Uruguai e Aquífero Guarani, ligado à União dos Parlamentares do Mercosul. Com início em 15 de dezembro, esta é a primeira disputa promovida por Argentina, Brasil e Uruguai. As reuniões virtuais entre organizadores e júri se iniciaram em 15 de janeiro.

Nascido no Rio Grande do Sul, mas radicado em Santa Catarina, Mafalda tem mais de 50 anos de atuação no fotojornalismo. Em 1984, venceu o 6º Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, na categoria fotografia, pela imagem publicada no jornal Zero Hora no ano anterior. A ilustração mostrava o reencontro da professora uruguaia, feminista e ativista política Lilian Celiberti com a filha, Francesca, na saída do presídio de Punta Rieles, na capital uruguaia, depois de vários anos de cativeiro.

O profissional tem no currículo, além de ZH, Folha de São Paulo, Revista Senhor, Afinal, Veja, Placar, Diário Catarinense e O Estado. Em 2001, fundou a Mafalda Press, e desde então vem produzindo materiais sobre o meio ambiente catarinense. As imagens estão presentes em livros referentes às unidades de conservação de Santa Catarina, aos aquíferos Guarani e Serra Geral e à serra catarinense. 

O Rio Uruguai revelado pelas lentes

O concurso tem o intuito de sensibilizar a população para conhecer os aspectos do patrimônio natural e cultural do Rio Uruguai, por meio de perspectivas diferentes e criativas para fortalecer a proteção, o cuidado e a identidade com suas águas, o concurso. Os interessados em participar podem se inscrever gratuitamente e enviar suas fotos para o e-mail [email protected]. O concorrente deve preencher o campo 'Assunto' com o título 'Concurso Rio Uruguai'. O prazo termina em 1º de julho.

Destinado à população em geral, ONGs, instituições de ensino, comitês locais, estaduais, internacionais de Argentina, Brasil e Uruguai, o concurso tem como temas: belezas do rio, fauna, flora, obras,pessoas, representações religiosas, culturais, situadas nos três países. As fotografias inscritas neste concurso poderão compor uma edição de livro e-book com 1000 fotos do Rio Uruguai.

Mais informações podem ser adquiridas no edital do concurso.

Cartaz do concurso. Crédito: Divulgação

Comentários