Inscrições para o 49º Festival de Cinema de Gramado são prorrogadas

Prazo é ampliado em uma semana e segue aberto até dia 25

Kikito, símbolo do Festival de Cinema de Gramado. Crédito: Edison Vara / Pressphoto

Os produtores audiovisuais que ainda não se inscreveram para participar do 49º Festival de Cinema de Gramado ganharam um prazo a mais para fazê-lo. A Gramadotur, autarquia responsável pela realização do evento, prorrogou as inscrições para as mostras competitivas de curta-metragem brasileiro (CMB), de longa-metragem brasileiro (LMB) e longa-metragem estrangeiro (LME) para dia 25. 

Os critérios e as regras para participar da seleção estão disponíveis no site do evento, bem como as fichas de inscrições. Entre as exigências estão a duração mínima de 70 minutos para longas e máxima de 20 minutos para curtas, o ineditismo regional para curtas brasileiros, ou seja, que eles não tenham sido exibidos de forma pública e comercial no Rio Grande do Sul, e o ineditismo nacional para longas brasileiros e estrangeiros, ou seja, sem exibição pública e comercial no Brasil.

Conforme a organização, poderão participar filmes concluídos a partir de 1º maio de 2019. Desta forma, obras que não foram selecionadas para 2020 podem se inscrever novamente. Esta condição se deve à compreensão da Gramadotur pelo momento difícil pela qual a produção mundial de audiovisual enfrenta devido à pandemia. 

Além da mostra competitiva, o Festival, que ocorrerá entre 13 e 21 de agosto de deste ano, terá a Mostra Gaúcha de Curtas (CMG), em parceria com a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, e a Mostra de Longas-Metragens Gaúchos (LMG). Para estes eventos paralelos, as inscrições devem se iniciar na primeira quinzena de maio.

Comentários