Internacional: fotógrafo Marcio Pimenta publica série 'Lanceiros Negros' na National Geographic

Projeto reúne personalidades negras gaúchas e resgata a história de soldados escravizados que foram traídos na Revolução Farroupilha

Iris Helena Medeiros, primeira mulher a presidir o TJRS - Marcio Pimenta

A revista on-line National Geographic publicou o projeto 'Lanceiros Negros', do fotógrafo Marcio Pimenta. O conjunto de imagens resgata a história do Massacre dos Porongos, por meio de retratos de personalidades negras do Rio Grande do Sul. O texto da publicação, que pode ser conferida neste link, ainda leva assinatura do jornalista Juremir Machado e do escritor Jeferson Tenório. O projeto contou ainda com o apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado (Sedac).

O episódio histórico retratado por meio das imagens ocorreu durante a Revolução Farroupilha. Após serem traídos, mais de 100 soldados negros escravizados foram mortos em uma emboscada. Entre os nomes gaúchos convidados por Pimenta para posar nos retratos estão: o procurador Regional da República, Ângelo Ilha da Silva; a jornalista e assessora da Sedac, Clarissa Lima; a ginasta Daiane dos Santos; a primeira mulher a presidir o Tribunal de Justiça do Estado, Iris Helena Medeiros; o vereador Matheus Gomes; e o senador Paulo Paim.

Em um post em uma rede social, o fotógrafo gaúcho destacou o trabalho e mostrou sua satisfação. "Agradeço à equipe da redação liderada pelo Miguel Vilela pelo empenho em tornar este projeto um especial. Agradeço também ao Juremir Machado e Jeferson Tenório pelos textos."

Carioca radicado em Porto Alegre, Jeferson Tenório avalia que "a busca por uma identidade negra que nos salve do esquecimento tem a ver com uma leitura decolonial da história". O escritor entende que fazer essa revisão crítica é fundamental para que a sociedade reconheça as desigualdades raciais. "Trazer a luta e a memória dos Lanceiros Negros, em tempos tão hostis, é um modo de reatualizar o passado, colocando à prova a capacidade de ressignificar nossa caminhada", finaliza.

Comentários