Investimento em Publicidade Digital foi de R$ 32,4 bilhões em 2022, diz estudo

Agências intermediaram 67% dos valores aplicados no segmento, enquanto 33% foram transacionados de forma direta

Pesquisa avalia o volume e a composição de investimentos em Publicidade Digital no Brasil - Banco de imagens/Canva

O Interactive Advertising Bureau (IAB) Brasil, associação que tem como objetivo o desenvolvimento sustentável da Publicidade Digital no País, revelou os resultados do estudo 'Digital AdSpend 2022', realizado em parceria com a Kantar Ibope Media. De acordo com o levantamento, o segmento alcançou a marca de R$ 32,4 bilhões investidos em 2022, o que representa um crescimento de 7% em relação ao ano anterior. Além disso, as agências intermediaram 67% desse valor, enquanto 33% foram transacionados de forma direta.

Pesquisa que avalia o volume e a composição de investimentos em Publicidade Digital no Brasil, o 'Digital AdSpend' é atualizado duas vezes ao ano e traz a visão de como diferentes setores investem verbas nos meios digitais. Na primeira metade de 2022, os valores empregados na área aumentaram 12%, enquanto no último trimestre houve uma retração de 5%, na comparação com o mesmo período de 2021.

Cris Camargo, CEO do IAB Brasil, relaciona isso à sobreposição de eventos comerciais - Black Friday e Natal - com a Copa do Mundo, realizada fora de época, além das eleições no Brasil, que geraram instabilidades econômicas. "Ainda assim, o último trimestre do ano passado foi o maior em volume de investimentos quando comparado aos outros períodos trimestrais de 2022, como acontece todos os anos", afirma. Em relação às agências, as aplicações registraram crescimento de 12% na comparação com 2021, enquanto o investimento direto permaneceu estável, com aumento de 1%.

Setores que mais investem

Seguindo a tendência já observada em 2021, o 'Digital AdSpend 2022' revelou que os setores de Comércio, Serviços e Finanças foram os que mais investiram em Publicidade Digital no ano passado: os três são responsáveis por 54% do total. Além disso, o segmento de Higiene e Beleza, impulsionado pelas categorias de cuidado capilar, desodorantes e perfumarias, teve um incremento de 85% ante o ano anterior.

Do total, os setores de Investimento, Higiene e Beleza e Automotivo foram os que registraram maior aumento no número de empresas anunciantes em Publicidade Digital, com crescimento de 27%, 25% e 22%, respectivamente. Por fim, as áreas de Vestuário e Eletrônicos foram as que concentraram a maior fatia dos orçamentos de mídia nesse tipo de propaganda: mais de 70% do investimento total desses segmentos foram destinados a canais e formatos on-line.

 

Comentários