Jornalismo local: Atlas da Notícia atualiza mapa de veículos brasileiros

Censo chega a quinta edição e será divulgado no início de 2022

Estudo é patrocinado pelo Facebook Journalism Project - Crédito: Reprodução

O Atlas da Notícia, censo sobre o jornalismo local no Brasil, terá sua quinta edição a ser divulgada no início de 2022. Iniciativa do Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) e com patrocínio do Facebook Journalism Project, o documento atualizará o fechamento de empresas de comunicação e surgimento de novas nos 5.570 municípios brasileiros.

Uma das novidades é um site para a divulgação dos resultados, e ainda uma pesquisa aprofundada sobre a realidade das organizações de mídia local no País. Esse estudo será comandado pelo jornalista Sérgio Spagnuolo, que comanda a Volt Data Lab, assinando a organização, análise e publicação dos dados coletados pelo censo.

A coordenação da pesquisa nas cinco regiões brasileiras estará a cargo do jornalista Sérgio Lüdtke, que trabalhará com os seguintes pesquisadores regionais: Angela Werdemberg (Centro-Oeste), Dubes Sônego (Sudeste), Jéssica Botelho (Norte), Mariama Correia (Nordeste) e Marcelo Fontoura (Sul). A força-tarefa contará também com o apoio de professores e estudantes e de voluntários que colaboram com a coleta dos dados. Na última edição, divulgada em 2020, o Atlas da Notícia contou com a participação de 219 pessoas e 74 organizações, que participaram de forma espontânea. 

Francisco Rolfsen Belda, presidente do Projor, acredita na importância do censo como base e referência para novas pesquisas que busquem fortalecer o jornalismo local no Brasil, tornando a área ainda mais democrática.  "Sabemos que não há democracia plena sem que a população tenha acesso à informação de qualidade e ao debate sobre as políticas que lhe dizem respeito, e essa relação é ainda mais crítica no âmbito dos pequenos e médios municípios, uma vez que repórteres e editores locais exercem um trabalho imprescindível no questionamento das ações de prefeituras e câmaras municipais, por exemplo."

Inspirado no projeto America's Growing News Deserts, da Columbia Journalism Review, o Atlas conta também com o apoio institucional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom). O Facebook Journalism Project (FJP) é patrocinador do Atlas da Notícia desde 2018, como parte das iniciativas para apoiar veículos de notícias locais.

Números anteriores

De acordo com os registros da última edição, o Atlas da Notícia evidenciou alguns registros:

- O surgimento de 1.170 novos veículos digitais no país (sendo a segunda maior categoria no Brasil, atrás apenas de rádios).

- Os desertos de notícia, conceito atribuído aos municípios sem veículos independentes de jornalismo, encolheram 5,9% na pandemia.

- Ainda assim, 3.280 municípios não contam com um veículo de comunicação que faça cobertura local.

- População em desertos de notícia teve queda de 9,6%, para 33,7 milhões de habitantes.

- Houve o  fechamento de 200 veículos de mídia impressa.

Comentários