Jornalista Alexandra Zanela lança newsletter

AleNews aborda temas como arte, comunicação, cotidiano, cultura, gênero e política

Alexandra Zanela, autora da newsletter

"Um espaço para abrir conversas e desafogar ideias que estão na minha cabeça ou nos bate-papos com amigos e familiares". Assim Alexandra Zanela explica o objetivo da AleNews, a newsletter que ela lançou nesta segunda-feira, 22. Com foco nos assuntos como arte, comunicação, cotidiano, cultura, gênero e política, a jornalista diz que a única regra é poder falar abertamente, sem tabu e com responsabilidade. 

A ideia de criar a publicação veio depois que ela viu todo o seu planejamento para 2020 ter de ser cancelado pela pandemia do novo coronavírus. E isto a atingiu psicologicamente. Com crises de pânico, a profissional não conseguiu produzir muitos conteúdos. Com a melhora psicológica, ela voltou a trabalhar em planejamentos, começando pela produção da news, com o intuito de abordar temas que já desenvolve e se posiciona nas redes sociais.

"Com algumas pitadas de treta, obviamente, o que chamo carinhosamente de #TretAle. Mas uma treta boa, onde o preconceito não tem vez!", ressaltou ao Coletiva.net. A data da estreia foi escolhida para divulgar o começo da segunda temporada da websérie 'Confessionário Relatos de Casa', também iniciada ontem - enviada mesmo sem a logomarca definida. Alexandra recebeu a arte hoje, 23, e divulga no Coletiva.net em primeira mão. A identidade visual foi feita pela designer Juliana Nobre.

"A ideia do A de cabeça para baixo vem da simbologia da matemática. Ele significa 'uma verdade' ou 'para todo' ou 'para qualquer que seja' e representa um pouco do que eu espero com a minha comunicação. Ele já havia sido usado na arte do 'Alexandra', documentário lançado em 2019 (arte de Luciano do Monte Ribas). E também representa o modo como eu vejo a vida: por vezes, de cabeça para baixo", explicou.

Apaixonada por podcast, este formato também estará presente na veiculação. Ele entra já na próxima edição, 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Os episódios trarão convidados que debaterão assuntos na mesma linha da newsletter. Após serem distribuídos pelo e-mail, serão publicados no canal do Spotify da jornalista. A primeira convidada é a jornalista Tatiana Py Dutra, mulher negra, e o papo será em torno de gênero, com pitacos de BBB. "Aliás, foi ela que, sem querer, deu o nome ao podcast - 'O que Vomitei na Terapia'", destacou. Além dos conteúdos em áudio, a AleNews terá uma seção chamada 'Qual Tua Treta' , na qual as pessoas responderão qual tema defendem de verdade e por quê.

Em menos de 24h, mais de  150 inscrições

A AleNews será distribuída gratuitamente quinzenalmente por e-mail. Com um dia de lançamento, a jornalista se surpreendeu com o número de pedidos para receber a publicação. "Eu confesso que não esperava tanto interesse na AleNews, quando lancei, achei que teria pouquíssimos leitores e que eu daria conta de administrá-la 'na mão'. Com um dia, já estou com mais de 150 inscritos, com o inbox bombando,  e já estou trabalhando na automatização dela (vivaaaa)", comemorou. Para receber a newsletter, basta enviar um e-mail para [email protected].

Logo da news divulgada em primeira mão no Coletiva.net. Crédito: Juliana Nobre

Comentários