Jornalista gaúcha lança curso de escrita criativa para mulheres

'Escritas de Lua' é ministrado por Luciana Urbim, do Laboratório do Texto

Grupo do curso realizado em dezembro

Um curso inspirado nas fases da lua. Essa é a nova iniciativa do Laboratório do Texto, que marca o recomeço neste ano das atividades de 'Escritas de Mulheres'. A partir de 11 de março, a jornalista e escritora Luciana Urbim inicia o 'Escritas de Lua', um percurso criativo formado por quatro encontros, com a duração de uma lunação, que é o tempo transcorrido entre duas luas novas consecutivas, ou seja, 29 dias, 12 horas, 44 minutos e 2,9 segundos.

A proposta é que o grupo, uma vez por semana, acompanhe cada fase da lua para escrever, de forma intuitiva e subjetiva, e criar em conjunto. A capacitação foca no feminino, buscando conhecer e entender os diferentes ciclos da criação para cada mulher e sua relação com cada fase lunar. A temática da lua será a narrativa condutora para as atividades de técnicas de escrita e aprimoramento do texto. 

O projeto 'Escrita de Mulheres', criado em 2017, tem como objetivo formar grupos de estudos e práticas de escrita compostos somente por mulheres. Nos encontros, o intuito é estudar técnicas e conceitos de criação literária, produzir escritas e trocas, e promover o protagonismo feminino. 

A ministrante da capacitação também é formada em Letras, com especialização em Leitura e Produção Textual, ênfase em Escrita Criativa, e mestrado em História da Literatura. Em seu currículo, Luciana tem contos e poesias publicados nas antologias 'Caixa de Pandora', 'Escrevendo mulheres', 'Poemas no ônibus' e 'Caleidoscópio'. 

O primeiro encontro do 'Escritas de Lua', em 11 de março, das 19h às 20h30, ocorrerá em uma quinta-feira, véspera de Lua Nova. Há outra opção de horário aos sábados, das 17h30 às 19h, com início previsto para o dia 13. As inscrições podem ser feitas a partir deste link. Mais detalhes sobre o projeto estão disponíveis no Facebook e no Instagram do Laboratório do Texto.

 

Comentários