Jornalista Maria Lúcia Badejo coordena passeios turísticos a pé em Porto Alegre

Profissional comanda iniciativa que dispõe 13 roteiros temáticos e um guia do Centro Histórico, além de 50 caminhadas

A presença africana na cultura gaúcha é parte do conteúdo mostrado por Maria Lúcia Badejo - Crédito: Divulgação

A jornalista e guia de turismo Maria Lúcia Badejo, criadora e dona da Badejo Experiências Culturais, organiza eventos que promovem passeios pela Capital gaúcha. O projeto, financiado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura e patrocinado pela marca de erva-mate Baldo, conta com 13 roteiros temáticos - que abordam assuntos como as culturas indígenas, a presença africana, a ditadura, a arquitetura, a literatura e a diversidade religiosa - e um guia do Centro Histórico. Ainda, estão planejadas 50 caminhadas guiadas gratuitas pelo bairro, com edições também dirigidas a escolas.

As caminhadas serão iniciadas após um evento no Cais Embarcadero, em 8 de julho. As datas dos passeios, ainda não divulgadas, serão reveladas em breve, segundo a organização do projeto. Os grupos de escolas terão capacidade máxima de 30 membros, a fim de garantir a qualidade educacional. Interessados podem buscar mais informações no site da Badejo, neste link.

Maria Lúcia tem como objetivo atuar na educação patrimonial e no desenvolvimento sustentável do Centro Histórico. Para atingir esse fim, ela promove o turismo cultural. Seu projeto é apoiado institucionalmente pela Prefeitura de Porto Alegre. Segundo o Paço Municipal, a iniciativa impacta diretamente nos esforços de revitalização do bairro, além de incentivar visitas ao Estado.

Comentários