Jornalista Sandra de Deus recebe título de cidadã de Porto Alegre

Coletiva.net conversou com a professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul sobre a homenagem

Sandra de Deus - Crédito: Prorext

A jornalista Sandra de Deus, natural de São Vicente do Sul, mas radicada na Capital gaúcha desde o final da década de 90, será homenageada com o título de cidadã de Porto Alegre. A proposta da vereadora Daiana Santos (PCdoB) foi aprovada por unanimidade em 16 de março, mas a solenidade será realizada no plenário Otávio Rocha, da Câmara Municipal, em 23 de junho, às 18h30. A reportagem de Coletiva.net conversou com a profissional, que compartilhou o sentimento com o recebimento da honraria.

Docente no curso de Jornalismo da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), Sandra se disse surpresa com a homenagem e salientou que o título reforça o amor que tem pelo município. "Eu me encantei pela Capital desde que aqui cheguei e fiz desta cidade a minha terra. Construí aqui minha carreira de professora e cidadã, que aprecia cada trecho de rua por onde circulo", relatou. Ela ainda descreveu uma conversa recente que teve com um amigo, quando disse que estava pensando em morar em uma praia. "Ele me respondeu: 'Não te vejo fora de Porto Alegre. Tu só sabes viver aqui.' E é verdade", contou.

Com mais de 40 anos na profissão, Sandra ainda afirmou que enxerga a homenagem como um incentivo para seguir desenvolvendo seu trabalho com cada vez mais comprometimento com as pessoas. "Meu empenho é, sobretudo, com mulheres e homens negros, que lutam por uma cidade melhor. Esses trabalhadoras e trabalhadores que, de forma invisível, fazem Porto Alegre ser essa cidade, com todas as suas vantagens e desvantagens", defendeu.

O título de cidadã de Porto Alegre foi proposto pela vereadora por conta das qualidades da jornalista e da sua colaboração com a Capital. Por meio do seu trabalho, a professora somou forças aos movimentos de trabalhadores, mulheres e negros. Atualmente, ainda é a única docente negra do curso de Comunicação da Ufrgs.

Sandra de Deus

Sandra Fátima Batista de Deus formou-se em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), em 1980. Já atuou como repórter, redatora, produtora de rádio e chefe de Reportagem. Na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), formou-se doutora em Comunicação e Informação. Na mesma instituição onde hoje leciona, foi chefe de departamento, diretora da rádio universitária, secretária de Comunicação, pró-reitora de Extensão e coordenadora da Comissão Permanente de Extensão da Associação das Universidades do Grupo Montevidéu.

Comentários