Jornalistas gaúchos lançam obra sobre viagem pela América do Sul

Crônicas na Bagagem traz experiências de Carina Furlanetto e João Paulo Mileski ao longo de 421 dias na estrada

Entrada no Salar do Uyuni, na Bolívia - Crédito: Divulgação/Crônicas na Bagagem

Começou nesta quarta-feira, 11, a pré-venda do livro 'Crônicas na Bagagem'. A obra reúne as experiências dos jornalistas gaúchos Carina Furlanetto e João Paulo Mileski durante os 421 dias que estiveram nas estradas da América do Sul. A aventura aconteceu após o casal decidir pedir demissão do trabalho, interromper os estudos e sair com o carro de passeio, para gastar todas as economias em uma jornada sem destino e data para voltar. 

O livro foi produzido pela Editora Évora e contém 256 páginas de relatos e fotos que retratam as alegrias, perrengues e descobertas dos bento-gonçalvenses ao longo da jornada. "Saímos com o que tínhamos, um Renault Sandero 1.0, e da forma que podíamos, sem dinheiro para pagar por hospedagem", conta Carina. Para ela, mais do que explorar os pontos icônicos do subcontinente, revelam uma parte desconhecida deles, como a capacidade de adaptação a realidades completamente distintas e a quebra de paradigmas que por muito tempo alicerçaram os conceitos de liberdade e felicidade.

Segundo Carina, o livro mescla diários escritos ao longo da viagem com relatos inéditos produzidos após a volta para casa."Ao voltarmos para casa, passamos a ter uma outra perspectiva do que fizemos, um olhar de fora para dentro, e isso nos ajudou a contar a história da viagem de uma maneira mais abrangente da que contávamos nas redes sociais. Foi difícil tentar descrever tudo o que sentimos, mas estamos muito felizes com o resultado", ressalta.

Todo o dinheiro arrecadado com a venda da obra ajudará o casal a financiar outra viagem com o Sandero. A ideia é chegar até o Alasca. "Fizemos algumas adaptações no carro e acreditamos que ele é suficiente para nos levar muito mais longe, até o outro extremo do continente", conta Mileski. Mais informações sobre a aventura podem ser conferidas pelo Instagram

 

Comentários