Mais de oito mil pessoas estiveram na 52º edição do Festival de Cinema de Gramado

Organização do evento precisou se reinventar devido aos acontecimentos climáticos

O encontro de premiação e exibição cinematográfica se encerrou no último sábado, 17 - Crédito: Luiz Oliveira/Metrópoles

Assim como foi no período de pandemia da Covid-19, a organização da 52º edição do Festival de Cinema de Gramado teve que se reinventar. Isso porque, devido aos acontecimentos climáticos que assolaram o Rio Grande do Sul, estradas e aeroportos que dão acesso direto à cidade sede do evento, sofreram alterações. No entanto, apesar do ano atípico, o festival contou com a presença de mais de oito mil pessoas no evento, com 1.100 ingressos vendidos. 

O encontro de premiação e exibição cinematográfica se encerrou no último sábado, 17. A organização do evento contou com a presença, bem como o envolvimento, de 510 profissionais, que tiveram a missão de promover o festival. Além disso, um número total de 1.537 pessoas foram credenciadas. 

Assim como em outras edições, a imprensa esteve presente no festival. Para este ano, foram cerca de 316 jornalistas credenciados para a cobertura do evento. Desse número, um jornalista é da imprensa internacional, de Montevidéu, no Uruguai. Também, cerca de 66 creators foram registrados sendo, a maioria deles, das cidades de Gramado e Canela.

Equipe Gramadotur

Para que todos esses e o demais números sejam cumpridos, o festival conta com a equipe da Gramadotur, que é a responsável pela produção do evento, a exemplo dos últimos anos. O time é composto por oito profissionais dos respectivos setores: Dani Mazzilli, Programação; Dani Ramirez, Produção; Fernando Martinotto, Palco; Gisele Hiltl, conexões da Gramado Film Market; Jaqueline Rossi, Produção; Léo Scott, Programação; Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur; e Tatiana Ferreira, diretora de Eventos da Gramadotur.


A equipe de Coletiva.net acompanha o 52º Festival de Cinema de Gramado, realizado de 09 a 19 de agosto, na Serra Gaúcha. Nessa edição, o apoio é da Escola de Comunicação, Artes e Design (Famecos) da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), que enviou quatro estudantes de Jornalismo, Produção Audiovisual e Publicidade para reforçar a cobertura. O público pode conferir matérias e entrevistas exclusivas sobre o evento no portal, repercutidas nas redes sociais - Facebook e Instagram -, além de drops em Coletiva.rádio. Além disso, haverá conteúdos produzidos especialmente para a Coletiva.tv.

Comentários